TRT doa mais de uma tonelada de papel para reciclagem
quarta-feira, 21 de Março de 2007 - 11:18
Redator (a)
Valquíria Santana
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) doou, nos dois primeiros meses deste ano, mais de uma tonelada de papel para reciclagem, sendo a renda revertida em favor do Hospital Aldenora Belo, instituição de referência no tratamento do câncer no Estado. A doação integra as atividades do Programa de Coleta Seletiva, ação de responsabilidade social desenvolvida pelo TRT em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
A parceria, firmada em outubro do ano passado e instituída através do Ato Regulamentar nº 002/2007 da Presidência do TRT-MA, consiste no recolhimento de papel em cestos de lixo próprios e identificados, que foram distribuídos nos setores do Tribunal e nas Varas Trabalhistas da capital. Na Justiça do Trabalho, o programa é coordenado pela Secretaria de Coordenação Administrativa e Capacitação e conta com a contribuição de magistrados, servidores e funcionários da empresa prestadora de serviços de limpeza do Tribunal. Os papéis utilizados e descartados são recolhidos e acondicionados em sacos de lixo e enviados para reciclagem.
Ao instituir o programa, a presidente do TRT, desembargadora Kátia Magalhães Arruda, considerou o compromisso que o Tribunal tem com ações de responsabilidade social. Ela levou em conta também os comprovados benefícios trazidos por campanhas voltadas à preservação do meio-ambiente e a nova destinação do papel utilizado, que agora pode ser reciclado, trazendo benefício social com a reversão da renda para instituições filantrópicas.
De acordo com a Comissão de Reciclagem de Papel, presidida pela servidora do TRE Maria de Lourdes Coimbra Nogueira, nos dois primeiros meses deste ano foram enviados para doação 3.706 Kg de papel, sendo 1.187 Kg do TRT. No ano passado foram 5.331 kg, com 557 kg oriundos da Justiça do Trabalho. Os valores alcançados com as doações, de novembro de 2005 até janeiro de 2007 somam R$ 1.366,74, quantia repassada ao Hospital Aldenora Bello (Casas de Apoio Erosilda Mota e Criança Feliz) pelo Instituto Harmonia Social, instituição responsável pela pesagem do papel.
O diretor da Secretaria de Coordenação Administrativa e Capacitação do TRT, Domingos Carlos dos Santos Neto, explicou que o Tribunal ingressou oficialmente no Programa de Coleta Seletiva em outubro do ano passado, época da assinatura da parceria, mas desde maio de 2006 já vinha fazendo doações.
Orientação - Como medida de economia, a orientação é que antes do papel ser descartado para a coleta, deve, quando possível, ser reutilizado para rascunhos, revisão de texto ou outros serviços internos. É importante também resguardar as informações constantes nos referidos papéis, sendo necessário triturar as folhas antes de descartá-las.
A Secretaria de Coordenação Administrativa e Capacitação também solicita aos magistrados e servidores que tragam de suas residências papéis que tenha sido descartados. Podem ser reciclados revistas, impressos em geral, fotocópias, rascunhos, envelopes, papéis timbrados, cartões e papel de fax. Não servem para reciclagem papéis sanitários, plastificados, metalizados, parafinados, copos descartáveis, papel carbono, fotografias, fitas adesivas e papel vegetal.