TRT faz vigília na “Hora do Planeta”
Neste sábado (27), o mundo todo fará vigília para demonstrar a preocupação com o aquecimento global, por meio do movimento “Hora do Planeta”, que consiste em desligar as luzes de fachadas de prédios, monumentos e residências, durante 60 minutos.
No Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, em São Luís, magistrados e servidores participarão de atividades organizadas pela Comissão Ambiental. Das 20h30 às 21h30, as luzes externas e da portaria do Tribunal, que permanecem acesas no horário da noite, serão apagadas. Este será o segundo ano que a instituição participa do movimento. No ano passado, na “Hora do Planeta”, servidores se reuniram em frente ao prédio Tribunal, no bairro Areinha. Houve, além de outras atividades, a demonstração de uma bicicleta que gera corrente elétrica de 12 volts e que acende uma lâmpada no interior de um globo terrestre, criada pela Comissão Ambiental. O objetivo da demonstração foi fazer com que a pessoa ao pedalar e gerar corrente elétrica se sentisse como o planeta se sente para suprir suas necessidades e que não está tendo tempo de renovar seus recursos naturais. A Agência da Caixa Econômica Federal, que funciona no prédio do Tribunal, também aderiu ao movimento e apagou por 60 minutos as luzes do letreiro da CEF, atitude que repetirá neste sábado.
A presidente do TRT, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, explicou que a participação no movimento “Hora do Planeta” já integra a agenda ambiental da instituição e também é uma ação do projeto TRT Ambiental que está contemplado no planejamento estratégico da Justiça do Trabalho no estado. A responsabilidade social e ambiental é um dos oito temas estratégicos do plano plurianual que vai orientar a atuação das unidades administrativas e judiciais até 2014. O Tribunal quer difundir a cultura de responsabilidade ambiental através de ações que assegurem o desenvolvimento sustentável da sociedade, visando à preservação de recursos ambientais. O presidente da Comissão Ambiental, Luiz Pires, conclama todos a aderirem ao movimento “Hora do Planeta”, apagando as luzes de suas casas, por 60 minutos, neste sábado. “Estaremos na sede do TRT em vigília. Teremos atividades, como serenata com músicos profissionais tocando ao vivo”, destacou Luiz Pires. "Hora do Planeta" é um ato simbólico de alerta contra o aquecimento global, promovido mundialmente pela ONG ambientalista WWF desde 2007 e ocorreu pela primeira vez no Brasil em 2009, ano em que o TRT-MA aderiu ao movimento. Redação: Ediane Monteiro (estagiária de Jornalismo) Jornalista Responsável: Valquíria Santana