TRT homenageia juíza Maria Luíza Pinto Lima com o nome do Fórum de Timon
O Tribunal Pleno do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) aprovou este mês a Resolução Administrativa nº 63/2007 que denomina o Fórum onde funciona a Vara do Trabalho de Timon de “Fórum Maria Luíza Pinto Lima”. O nome é uma homenagem à juíza do TRT-MA, que morreu, aos 40 anos, em conseqüência de acidente automobilístico em julho de 2001, no Estado de Minas Gerais. O acidente ocorreu quando a juíza viajava de férias com os dois filhos e o marido Remir de Brito Lima, chefe do Serviço de Folha de Pagamento do TRT-MA, que também morreu no acidente. Os filhos, que sobreviveram, tinham, então, 12 e seis anos de idade.
O presidente do TRT-MA na época, Gilvan Chaves de Souza, declarou luto oficial de três dias no Tribunal e nas Varas Trabalhistas, em virtude da morte da juíza e do servidor da instituição.
Maria Luíza Pinto Lima, natural de Teresina (PI), ingressou, por concurso público, em que foi aprovada em 5º lugar, no cargo de juíza do Trabalho Substituta do TRT-MA em 1994, sendo promovida a presidente em 1995. Foi juíza nas Juntas de Conciliação e Julgamento (atuais Varas Trabalhistas) de São Luís, Chapadinha, Açailândia e Pinheiro. Quando morreu, exercia o cargo de juíza presidente da JCJ de Pinheiro. Ela também foi servidora do Tribunal. Anteriormente, tinha sido juíza do TRT-13ª Região (Paraíba). Foi funcionária do Ministério das Comunicações e do Governo do Estado do Piauí. A juíza cursava mestrado em Direito Público pela Universidade Federa de Pernambuco (UFPE). Em 1995, recebeu do TRT-MA, a comenda da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à Justiça do Trabalho e ao Maranhão.
Sede própria - O “Fórum Maria Luíza Pinto Lima”, fica localizado na Avenida Francisco Carlos Jansen, s/n, Centro, e é a sede da única Vara Trabalhista de Timon, que atualmente tem como juiz titular Francisco José de Carvalho Neto. A VT, instalada em dezembro de 2005, tem jurisdição nos municípios de Timon, Parnarama e Matões. O Fórum ganhará sede própria que está sendo construída pelo TRT, na Rua 02, Quadra 33, Lote 04, Parque Piauí, em Timon.