TRT-MA abre Reunião do MEMOJUTRA nesta quinta-feira (23)
A ouvidora do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, vai abrir, na próxima quinta-feira (23/3), às 8h30, no Auditório Juiz Ari Rocha, no prédio-sede do TRT, a Reunião do Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (MEMOJUTRA) e o Seminário “Política Nacional de Arquivos para Justiça do Trabalho: Diretrizes para elaboração do planejamento na gestão de documentos e arranjo e descrição de acervo permanente”. O evento, que encerra na sexta-feira (24), vai reunir, em São Luís, magistrados e servidores que atuam para a preservação da memória da Justiça do Trabalho no país.
Às 8h40, a presidente do MEMOJUTRA, juíza Denise Marsico do Couto, titular da 4ª Vara do Trabalho de Vitória, no Espírito Santo, falará sobre o Fórum e, na sequência, apresentará a conferência magna “Preservação no mundo do Processo Digital PJe”. Às 9h30, vai ser apresentada a palestra da servidora Maria Aparecida Carvalhais Cunha, do TRT da 3ª Região (Minas Gerais), sobre o tema "Centro de Cultura, Biblioteca e Memória (CCBM) do TRT-MG: Processo de implantação e plano museológico”.
Às 10h50, vai ser realizada a mesa-redonda "Elaboração de quadros de arranjo e sua aplicação para preservação do acervo permanente na Justiça do Trabalho". A mesa-redonda vai ser presidida pela juíza do TRT da 3ª Região, Maria Cristina Diniz Caixeta, titular da 40a Vara do Trabalho de Belo Horizonte e vice-presidente do MEMOJUTRA, com participação dos servidores Leonardo Neves Moreira, arquivista do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, e Justina Gonçalves, membro do Grupo de Trabalho de Gestão Documental do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), lotada no Arquivo Geral do TRT da 22ª Região (Piauí).
No período da tarde, às 14h30, vai ser realizada a Oficina de Capacitação “Elaboração de Mapas estratégicos, Gestão Documental e Memória”, sob a coordenação de Edvânia Kátia Sousa Silva, chefe do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho no Maranhão (CEMOC) e diretora do MEMOJUTRA, e de Bruno Pereira Torrozo Souza, chefe do Escritório de Projetos do TRT-MG. Às 17h, haverá palestra sobre o Sistema de Automação de Bibliotecas, Arquivos, Museus e Memoriais (SIABI), com apresentação de Wellington Rodrigues da Silva, diretor de Desenvolvimento da WJ Informática, empresa responsável pelo SIABI. A programação do dia vai ser encerrada com atividade cultural.
Na manhã de sexta-feira (24/3), das 8h às 12h, vai ser realizada a Reunião do MEMOJUTRA. À tarde, a partir das 14h30, os servidores do TRT-MA Raimunda Nonata Araújo Teixeira, chefe da Seção de Biblioteca e Gestão Documental do TRT-MA, e José Antonio Abreu Gomes, chefe do Setor de Arquivo, vão apresentar o Painel “Gestão Documental e Memória - Experiência do TRT- 16ª Região”. Às 16h30, o presidente James Magno Araújo Farias fará o encerramento dos eventos.
Mais informações sobre os eventos pelos telefones (98) 2109-9439, 2109 9495 e 2109 9501.
MEMOJUTRA - fundado em 2006, ao final do II Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, o Fórum Nacional Permanente em Defesa da Memória da Justiça do Trabalho (MEMOJUTRA) foi criado com o objetivo de acompanhar, orientar e avaliar a política de preservação e tratamento adequado dos acervos dos Tribunais do Trabalho, contribuindo para a preservação dos museológicos e a gestão documental. Também busca incentivar a organização de Memoriais da Justiça do Trabalho em cada um dos Regionais que ainda não o possuam. O Fórum funciona como uma rede articulada de magistrados e servidores que atuam em defesa da memória da Justiça do Trabalho, tendo atuação científica, educacional e cultural, sendo composta por membros efetivos, fundadores ou não, representantes dos Centros de Memória, Gestão Documental e Arquivo e pelas Comissões Permanentes de Avaliação Documental.