TRT-MA adere ao movimento mundial “Hora do Planeta”

quinta-feira, 27 de Março de 2014 - 14:15
Redator (a)
Wanda Cunha
Material de divulgação da adesão do TRT ao Movimento Hora do Planeta
Legenda 02

Um gesto simples de apagar as luzes pode significar muito para o futuro do Planeta. No próximo sábado (29), das 20h30 às 21h30, todas as luzes do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), no bairro Areinha, ficarão apagadas, em adesão ao movimento mundial “Hora do Planeta”, um ato simbólico para chamar a atenção da sociedade e demonstrar a preocupação com o aquecimento global e a necessidade da redução do consumo de recursos naturais.

A ação integra o Calendário Ambiental do TRT, que vai de março até novembro deste ano. O presidente da Comissão Ambiental e juiz auxiliar da Presidência, Carlos Gustavo Brito Castro, acrescenta que o objetivo do movimento não é a economia de energia elétrica por uma hora. O objetivo é mostrar a preocupação com o aquecimento global e a disposição para reafirmar ou começar a adotar atitudes sustentáveis.  

Marcelina de Fátima Deruiz Pinto, membro da Comissão Ambiental, disse que a adesão de magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e a sociedade é essencial para despertar a consciência de que todos são responsáveis pela preservação do planeta. “Estão todos convidados a apagar as luzes de casa”, concluiu.

A adesão ao movimento é uma iniciativa da Comissão Ambiental com o apoio do Gabinete da Presidência, Secretaria de Coordenação Administrativa, Coordenadoria de Serviços Gerais, Seção de Comunicação e Setor Gráfico.

A agência da Caixa, da Areinha, que funciona no prédio-sede do TRT, também participará do ato simbólico, apagando por 60 minutos o letreiro da fachada da agência.

A Hora do Planeta só pede às pessoas para desligar as luzes não essenciais por uma hora - não luzes que afetem a segurança pública. Geralmente pagam-se as luzes do teto em quartos (se é a sua casa ou uma empresa), iluminação ao ar livre que não afeta a segurança, computadores, luzes decorativas, sinais de néon para a publicidade, televisores, lâmpadas de mesa, etc. Existem algumas luzes que não devem ser desligadas, incluindo luzes de segurança em espaços públicos, luzes de orientação da aviação, semáforos, luzes de segurança, apenas para citar alguns exemplos. O movimento tem a adesão de órgãos governamentais, entidades e empresas em todo o país.

Como participar da Hora do Planeta: O movimento é promovido mundialmente pela organização não-governamental “Rede WWF“ desde 2007 e ocorre no Brasil desde 2010, ano em que o TRT participou pela primeira vez. Qualquer pessoa, cidade, entidade, movimento social, órgão ou empresa pode aderir. Basta apagar as luzes de 20h30 às 21h30, neste sábado (29). O cadastro no site www.horadoplaneta.org.br é opcional, mas recomendável para que se meça o número de participantes. A Comissão Ambiental solicita que os participantes informem sua adesão enviando e-mail para trtambiental@trt16.jus.br.

O Homem-Aranha é o embaixador oficial do movimento Hora do Planeta 2014. Ele foi escolhido em razão do novo filme, que estréia em maio, em que o mocinho enfrenta um novo vilão: o Electron. Sua missão é inspirar as pessoas a usar o seu poder para se tornarem super-heróis pelo planeta. 

Legenda 02 - Luís Cardoso (da empresa terceirizada) e o servidor Luiz Pires (da Comissão Ambiental), durante o recolhimento de papel para reciclagem, colocaram a máscara do Homem-Aranha. Eles incorporam o personagem e se tornaram os mais novos super-heróis pelo planeta.

2 visualizações