TRT-MA adere ao Movimento Não foi Acidente

terça-feira, 25 de Setembro de 2012 - 9:47
Redator (a)
Valquíria Santana
Automóvel envolvido em acidente
Data incentiva a reflexão sobre o uso do carro e a ação por cidades mais humanas

A iniciativa é uma ação do Programa TRT Socioambiental e
integra as atividades do Dia Mundial Sem o Meu Carro 

Uma exposição da carcaça de um carro envolvido em acidente, com garrafas   de bebida alcoólica espalhadas em seu interior, marca as atividades realizadas pelo Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão  (TRT-MA), relativas ao Dia Mundial Sem o Meu Carro, 22 de setembro. A obra fica exposta em frente ao tribunal, até a próxima segunda-feira (01), chamando a atenção de quem passa pelo local. A iniciativa é uma atividade do Programa TRT Socioambiental e integra o calendário ambiental da instituição.

A ideia do autor da instalação, o artista conceitual e servidor do TRT-MA, Luiz Pires, foi fazer uma reeleitura de campanha do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA), realizada na década de 90, em São Luís,  que expôs, nas principais rotatórias da cidade, carcaças de automóveis envolvidos em acidentes, chamando atenção sobre os riscos de dirigir em alta velocidade, a não utilização do cinto de segurança, consumo de bebida alcoólica, dentre outros.

Conforme o autor da instalação, a reeleitura busca  enfocar a relação perigosa entre álcool e direção, ampliando as abordagens do Dia Mundial Sem o Meu Carro, que geralmente tratam da poluição ambiental, consumo de combustíveis fósseis e dos graves problemas de congestionamentos nas grandes cidades. Com essa instalação artística o autor quer chamar a atenção para os altos índices de acidentes causados por motoristas embriagados – cerca de 16 mil por ano, de um total de 40 mil vítimas de acidentes de trânsito, segundo dados disponíveis no site http://naofoiacidente.org/site/assine/

A ação traz também o Movimento Não Foi Acidente, que visa coletar 1,3 milhão de assinaturas para o projeto de lei de iniciativa popular a ser enviado  ao Congresso Nacional, tornando a exigência do exame de sangue ou bafômetro desnecessária para provar a embriaguez que poderia ser aferida por análise clínica de médico legista ou alguém com fé pública; aumento da pena em caso de embriaguez para  5 a 9 anos de reclusão; mesmo que não houver homicídio a pena seria aumentada quando for provada a embriaguez do condutor  do veículo; tolerância zero para o uso de álcool (hoje é de 0,2 dg/l); realização de campanhas educativas por parte do poder público; dentre outros.  

A petição eletrônica do Movimento Não Foi Acidente pode acessada no site do TRT-MA (www.trt16.jus.br). Para assinar a petição clique aqui. A campanha tem como slogan “ Não foi acidente: você vai tomar consciência ou mais um drink?”
 
Implantado na França, o Dia Mundial Sem o Meu Carro vem progressivamente obtendo a adesão de pessoas e instituições em todo o mundo em uma reflexão sobre o uso do automóvel particular e a ação por cidades mais humanas.

 

14 visualizações