TRT-MA adere ao movimento Outubro Rosa e desenvolve campanha de conscientização
Desde a noite da última sexta-feira (7/10), a fachada do prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) está cor-de-rosa e assim permanecerá até o fim deste mês de outubro. É que a instituição, pelo quarto ano consecutivo, aderiu ao Outubro Rosa, movimento mundial de prevenção ao câncer de mama. Além de iluminar a fachada, o Tribunal, por meio da Seção de Saúde, escolheu o tema amamentação para desenvolver sua campanha regional de conscientização para magistradas, servidoras, estagiárias e terceirizadas que trabalham no órgão.
Segundo a chefe da Seção de Saúde, Rafaela David Brito Pinho, a escolha do tema de 2016 surgiu por ser a amamentação uma das medidas que contribuem para a prevenção do câncer de mama, além dos outros benefícios proporcionados à mãe e ao filho. "A ideia foi tão bem aceita que toda a Seção de Saúde, a Administração do Tribunal e outros colegas servidores abraçaram a causa. A nossa dentista Allinger Felinto até conseguiu uma fotografia linda cedida por sua amiga enfermeira Helane Diógenes, amamentando o filhinho dela", revelou Rafaela.
Economia - Para viabilizar a iluminação do letreiro principal do prédio-sede em tons rosados, em plena contenção orçamentária do TRT-MA, Rafaela Pinho e o médico Bartolomeu Cardoso Feitosa, ginecologista da Seção de Saúde, custearam a compra de duas lâmpadas metálicas. A energia respectiva, a ser consumida por essa iluminação especial, será compensada pelo servidor Luiz Antonio Moraes Pires, da Coordenadoria de Serviços Gerais, que deixará de utilizar o aparelho de ar condicionado da sala que ocupa, durante o resto deste mês. A fotografia cedida foi trabalhada pela Seção de Comunicação Social para criar a campanha regional, que será veiculada nos meios de divulgação institucional, apenas em versão on line, também como forma de economizar papel e toner utilizados na impressão de cartazes e folders.
Combate ao câncer de mama - A preocupação do TRT-MA com o combate ao câncer de mama já vem sendo trabalhada mais enfaticamente desde 2012. Visando a fortalecer a consciência feminina acerca da importância do cuidado com a promoção da saúde e a necessidade de prevenção, controle, diagnóstico precoce e tratamento de diversas doenças, incluindo o câncer de mama, o TRT-MA instituiu o Programa de Saúde da Mulher (PSM), por meio da Portaria do Gabinete da Presidência nº 156/2012, alterada pela Portaria GP nº 266/2016.
Estatísticas - Segundo Bartolomeu Feitosa, responsável pelo acompanhamento do PSM, o Programa tem alcançado um resultado positivo com a adesão crescente a cada ano por parte das magistradas e servidoras. "Se considerarmos apenas os três últimos anos, tivemos um avanço considerável. Em 2014, tínhamos uma adesão em torno de, no máximo, 25%; em 2015, esse percentual aumentou para 30% de magistradas e servidoras participantes; e em 2016, até o mês de setembro, já temos em torno de 26% de adesões. Nossa expectativa é que fechemos o ano com um percentual superior aos 30% do ano passado", comemorou o servidor. A meta da Seção de Saúde é atingir entre 50% e 70% do público-alvo do PSM até 2020.
"A Seção de Saúde aproveita o momento para parabenizar todas as magistradas e servidoras que estão em dia com o Programa de Saúde da Mulher e reitera o convite para aquelas que ainda não participaram: participem! Além do benefício de cuidar da saúde, vocês ainda terão um dia de folga, conforme o artigo 3º da Portaria GP nº 266/2016", finalizou a chefe da Seção de Saúde.
Outubro Rosa - Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A iniciativa é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, e contribuir para a redução da mortalidade. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2016, são esperados no Brasil 57.960 novos casos de câncer de mama, sendo um dos mais comuns entre as mulheres.
Além da amamentação, outras medidas de prevenção do câncer de mama são: realizar o auto-exame das mamas (veja imagem abaixo); praticar atividade física regular; manter uma alimentação saudável; e evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
Com informações da Seção de Saúde.
Fotos: Luiz Pires.