TRT-MA adere ao Novembro Azul com campanha institucional para magistrados, servidores e terceirizados
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) aderiu ao Novembro Azul, movimento mundial de prevenção ao câncer de próstata e desenvolve, até o final deste mês, campanha regional de conscientização para magistrados, servidores e terceirizados.
Como parte da campanha institucional e para alertar os colaboradores do TRT-MA sobre a importância dos cuidados e da prevenção ao câncer de próstata, o médico nefrologista da Seção de Saúde, Adriano Soares Alves, escreveu artigo contundente e esclarecedor. Confira abaixo:
O tempo passa, a medicina avança, e o câncer de próstata segue firme em sua carnificina, digna de final de temporada de Game of Thrones - aos que não assistem, não sabem o que estão perdendo! A estes, deixo a estatística: em 2013, a doença causou mais de 13.000 mortes, somente no Brasil. Em reflexão recente, cheguei à conclusão de que o câncer de próstata é sim um serial killer. Entretanto, perderia facilmente o posto se não fosse a ajuda do seu maior comparsa: o preconceito. Sendo assim, sejamos francos - tirem as crianças da sala! A mídia está repleta de textos belos, bem escritos e não-lidos sobre o tema. Talvez, deixar as estatísticas de stand by e tratá-lo de forma escancarada seja uma abordagem mais eficaz.
Usar camisa ou adornos azuis, cultivar o bigode, enfim, é tudo válido, sem dúvida. Mas, mais importante do que tudo isso, é convencer os homens com mais de 50 anos a procurarem um Urologista. Um aviso aos Srs "faço PSA e tô tranquilo porque tá normal": é esta a única - frise-se "ÚNICA" - forma eficaz de, de fato, detectar precocemente o câncer de próstata e combater o seu avanço. PSA normal e ausência de risco do tumor são coisas bem distintas. Outro aviso, desta vez aos Srs "tô tranquilo porque não sinto nada": por uma série de motivos, o paciente permanece assintomático durante as fases iniciais da doença. A queixa, quando aparece, pode ser o sinal de que já é tarde demais.
E o tal do exame de próstata? Sim, o Urologista explora a superfície da próstata em contato com o reto. Sim, isto só é possível através da introdução do dedo no ânus do paciente. Kkk? Hihihi? Pensou numa piadinha? Que criativo e maduro é você, leitor. Mas pensa duas vezes antes de contar a piadinha, pois é grande o risco da sua plateia já ter perdido um pai, avô ou outro alguém muito especial por conta desta doença. Como, a cada ano, surgem cerca de 16.000 casos de câncer de próstata no Brasil, não é nada impossível dar uma de engraçadinho e acabar causando dor e constrangimento. Em tempo: conto com a compreensão de quem, por sentir ou já ter sentido a perda de um portador da doença, se sente agredido pelo texto. Ocorre que a realidade tem sugerido que um belo texto seria apenas mais um belo texto dentre tantos.
O Novembro Azul surgiu, em 2003, na Austrália. Desde então, tem mudado conceitos e, felizmente, salvado vidas ao redor do mundo. No Brasil, a campanha teve início em 2014 e conta com o amplo apoio da mídia e de profissionais da área de saúde. Aplausos. Mas jogue a primeira pedra aquele que nunca presenciou uma brincadeira, um comentário jocoso sobre o exame ou alguma forma de bullying dirigida aos "cinquentões" presentes. Isso mesmo, bullying. Não, não estamos falando do público adolescente. Agora receba a pedrada quem, através de atitudes como estas, fez com que o "cinquentão" adiasse ou pior, desistisse do exame. Acredite, muito mais incômodo do que o dedo no ânus, é a mão do cirurgião dentro da barriga, revirando vísceras e "tentando salvar o que dá". Lógico, às vezes, "é melhor perder o amigo do que perder a piada". Acontece que, quando se fala de câncer, a brincadeira acaba na primeira metástase.
(Por Adriano S.A.)
Novembro Azul - é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante todos os trinta dias de novembro são realizadas campanhas de esclarecimento sobre a doença, além da iluminação dos pontos turísticos ao redor do mundo, como forma de divulgar o movimento. Comemorado inicialmente na Austrália em 2003, este mês foi escolhido porque é o mesmo em que se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.