TRT-MA adere à campanha nacional de combate ao mosquito Aedes Aegypti

terça-feira, 15 de Março de 2016 - 21:00
Redator (a)
Rosemary Araujo

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) iniciou, na tarde desta segunda-feira (14/3), as providências para a realização de ações para adesão à campanha nacional do Poder Judiário de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zika e febre chikungunya. A campanha nacional foi lançada pelo ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 10 deste mês, a partir da campanha do Ministério da Saúde. No TRT-MA, as ações terão caráter permanente e serão aperfeiçoadas continuamente, de acordo com os ditames do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia. 
A Portaria do Gabinete da Presidência nº 270/2016, que formaliza a adesão do TRT-MA à campanha nacional, considera a recente estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), acerca da potencial ampliação dos casos de zika registrados em território nacional, bem como sua possível propagação geográfica desenfreada, tendo em vista que a atual temporada de chuvas gera condições propícias para a reprodução do mosquito. Além disso, reconhece que o êxito no combate ao vetor (Aedes aegypti) transmissor das doenças dengue, chikungunya e zika necessita da efetiva articulação dos setores públicos. Assim, a adesão regional visa a auxiliar na retração da disseminação das enfermidades transmitidas pelo mosquito, no Estado do Maranhão, bem como a multiplicar as medidas de combate ao mosquito e de conscientização da população.
Dentre as ações que estão sendo elaboradas, destaca-se a instituição do dia 22 de março deste ano como o “Dia D” de combate ao vetor da dengue, chikungunya e zika no âmbito do TRT16. Nesse dia,  será feita uma varredura no prédio-sede do Tribunal e em todas as Varas Trabalhistas para localizar e combater os focos de proliferação do mosquito. A varredura e a campanha como um todo deverão mobilizar profundamente magistrados, servidores e colaboradores com relação à importância da participação individual no combate ao inseto, estimulando a adoção de cuidados específicos, tais como não jogar lixo no chão ou qualquer objeto que possa acumular água, ambiente de reprodução do vetor.
Também fazem parte do rol de atividades a serem desenvolvidas palestras abertas à comunidade em geral, ministradas por especialistas em epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde de São Luís, e avaliações periódicas no prédio-sede do Tribunal e em suas Varas do Trabalho, em busca de focos de reprodução do mosquito.
Combate permanente - Durante toda a campanha, os participantes poderão identificar possíveis focos de larvas e mosquitos nas dependências da Justiça do Trabalho no Maranhão, para o efetivo combate. Os possíveis focos poderão ser fotografados e enviados à Seção de Saúde do Tribunal, por meio do WhatsApp (98)98428-2946 ou do e-mail servsaude@trt16.jus.br, a fim de que sejam prestadas as informações e esclarecimentos necessários para a devida identificação e formas de combate.
Campanha - A campanha do CNJ inclui uma peça informativa exclusiva a ser usada pelos órgãos do Poder Judiciário, que poderá ser instalada pelos tribunais em todas as seções judiciárias e utilizada nos sites oficiais e na intranet. Também serão utilizadas as peças da campanha oficial do Ministério da Saúde, compartilhadas nos perfis institucionais dos tribunais nas redes sociais. A campanha prevê também o uso da hashtag oficial da campanha (#ZikaZero) e da hashtag #JudiciárioContraOMosquito em todas as postagens feitas pelos órgãos do Poder Judiciário em seus perfis institucionais nas redes sociais. 
Para o ministro Lewandowski, a melhor arma no combate ao mosquito é a solidariedade, além das medidas propostas pelo Ministério da Saúde. “Os brasileiros precisam se dar as mãos no combate ao Aedes Aegypti e, neste momento, o Poder Judiciário está dando as mãos não apenas às autoridades sanitárias, Forças Armadas, mas a todos aqueles que estão engajados nesta batalha”, disse o ministro ao lançar a campanha nacionalmente, no dia 10/3.
Na manhã de hoje (15/3), o presidente do TRT-MA, desembargador James Magno Araújo Farias, oficiou ao ministro Lewandowski, sobre a adesão do Regional XVI à campanha nacional do Poder Judiciário.


 

80 visualizações