TRT-MA adere à Campanha "Não é Mito" e promove palestra de conscientização
Em parceria com o Instituto Entre Rodas, o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), através do Setor de Gestão Socioambiental, realizou na manhã desta segunda-feira (19), a palestra "E eu com isso?", proferida pela psicóloga, fundadora da ONG Entre Rodas e militante das causas de acessibilidade, Eliane Lemos Ozores. O evento teve como objetivo conscientizar sobre o reaproveitamento dos lacres de latinhas de alumínio, cuja venda é utilizada para a aquisição de cadeiras de rodas, feitas sob medida, e doadas para crianças com idade de 5 a 14 anos que têm dificuldade de locomoção, a fim de garantir para estas, acessibilidade com maior segurança.
A abertura da solenidade ficou por conta da presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, que também arrecadou vários lacres e doou para a ONG Entre Rodas. "Uma atitude tão simples como a de retirar os lacres das latinhas de alumínio é, ao mesmo tempo, uma atitude gigantesca, pois emana solidariedade e humanidade ao possibilitar o empoderamento de crianças com o favorecimento da independência, e mais liberdade de locomoção. É uma grande honra contribuir na melhoria da qualidade de vida de alguém, principalmente quando diz respeito aos pequenos que serão o futuro do nosso país, e essa causa é de responsabilidade nossa, já que não podemos falar de inclusão sem agir e favorecê-la". Falou emocionada a presidenta que, em seguida, fez a entrega dos lacres à fundadora da ONG.
Na palestra, Eliane estimulou a adoção de práticas mais responsáveis, que beneficiem não só o meio ambiente, mas também contribuem grandemente para a inclusão social e capacitação de crianças com deficiência. Ao entrar no tema " E Eu Com Isso?", Eliane relembrou o escritor norte americano, Stephen Covey, que dizia que “cada vez que pensamos que o problema não é nosso, essa atitude é o problema!, e ressaltou que é essencial mudar as atitudes comportamentais de convívio em sociedade. "Nós somos corresponsáveis pela não exclusão da pessoa com deficiência do meio social, e de construir um legado para que estas pessoas estejam inseridas onde queiram. Nós podemos ampliar o espaço para elas, e isso só será possível com a tomada de conhecimento, que irá quebrar os preconceitos que atrelam a incapacidade e maior limitação para elas", falou.
Eliane explicou que a ONG Entre Rodas desenvolve um trabalho em prol das crianças com deficiência, para que estas possam exercer todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de forma plena, em igualdade de oportunidades com as demais crianças. E defende que as transformações sociais começam a partir da construção de parcerias, na troca de informações e na quebra de paradigmas. A partir disso, a Campanha com a hastag #NãoÉMito foi lançada, para disseminar e fortalecer a ideia da troca dos lacres das latinhas de alumínio, por cadeiras de rodas sob medida, respeitando todas as necessidades da criança contemplada, de tal forma a promover uma mobilidade mais segura e permissiva para o desenvolvimento dessas crianças.
Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, chefe do Setor do Socioambiental do Tribunal, agradeceu a parceria dos que contribuíram para a realização do evento, e se declarou privilegiado por participar dessa nobre causa. Ele agradeceu à presidenta Solange, ao diretor-geral do TRT, Celson de Jesus Moreira Costa, à secretária de Administração, Sílvia Castro, ao chefe do Núcleo de Assessoramento Jurídico, Wellington de Almeida, à estagiária do Setor de Gestão Socioambiental, Andréa Câmara, e aos demais colegas. “Essa é uma das mais nobres causas que já conheci e é um enorme privilégio poder participar. O TRT da 16ª Região é o primeiro órgão público a estabelecer um convênio com o Instituto Entre Rodas, e outros órgãos também já estão aderindo. E temos a confiança que nossos colegas próximos, daqui do TRT, contemplem a beleza e nobreza dessa ação e passem a separar lacres das latinhas dos eventos que participarem", enfatizou.
Ao final do evento, Ana Vitória, de 8 anos, estudante da Unidade Escolar Dom Delgado, no bairro do São Raimundo, foi contemplada com a cadeira de rodas, feita sob medida para ela. A estudante foi previamente selecionada durante uma das visitas do Programa TRT na Escola, realizado pela Escola Judicial do TRT-MA. A conquista foi mais uma maneira de reforçar a Campanha "Não É Mito", já que as doações dos lacres foram trocadas pela cadeira, obedecendo toda a cadeia produtiva. "Estou muito feliz com minha nova cadeira", declarou Ana Vitória, que até então tinha dificuldades em suas tarefas, por não possuir uma cadeira de rodas que lhe permitisse mais liberdade de movimentos.
Antônio de Oliveira dos Santos, pai de Ana Vitória, agradeceu a iniciativa do projeto. "Sou imensamente grato pelas pessoas que se importam com o próximo, porque para gente foi sempre um desafio conseguir uma cadeira como esta, já que não temos condições financeiras para adquirir. Ela gosta muito de passear, então vai melhorar muito para ela. A outra cadeira é muito grande e atrapalha muito a Ana, pois ela sempre precisa da ajuda de outras pessoas para conseguir se virar, e na escola as dificuldades só aumentam, uma vez que não tem outra pessoa para auxiliá-la. Eu estou muito grato" declarou.
A solenidade foi encerrada com um coquetel servido aos participantes no hall do Auditório Juiz Ari Rocha.
Campanha Não É Mito - estimula a retirada de lacres de latinhas antes de jogá-las no lixo, pois a doação se transforma em cadeiras de rodas para crianças com deficiência física. E para mostrar que a ação é real, o Instituto Entre Rodas lançou a campanha “#NãoÉMito”.
Você pode contribuir com suas habilidades ou simplesmente com sua vontade de ajudar. Saiba mais no site da ONG ou no Setor de Gestão Socioambiental.
Redação: Kellyne Lobato (estagiária de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.