TRT-MA adere à campanha Novembro Azul

quarta-feira, 20 de Novembro de 2013 - 14:40
Redator (a)
Suely Cavalcante

A exemplo do que ocorreu no mês passado, com a adesão à campanha Outubro Rosa, destinada à conscientização da mulher em relação ao combate e prevenção ao câncer de mama, o Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) aderiu à campanha Novembro Azul, que visa orientar a população masculina  sobre prevenção e combate ao câncer de próstata, incentivando os homens a realizarem o exame da próstata. De acordo com Rafaela Brito, chefe da Seção de Saúde do TRT-MA, além de divulgação de material informativo sobre o tema, a equipe médica está disponível para prestar esclarecimentos referentes ao assunto.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer com maior número de ocorrência entre os homens. Conforme dados do Ministério da Saúde, a cada ano são mais de 50 mil casos novos, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. Por isso, a necessidade e a importância de realizar o exame de toque da próstata. Além disso, se diagnosticado precocemente, 9 a cada 10 casos de câncer têm chances de cura.

Por outro lado, as várias campanhas educativas realizadas durante o Novembro Azul têm contribuído para despertar os homens para a necessidade do cuidado e prevenção do câncer e o número dos que buscam orientação sobre o assunto tem aumentado.

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda a realização de exame de próstata anualmente por homens a partir de 50 anos de idade. O exame consiste no toque retal e no PSA (análise do sangue), sendo que o toque retal é considerado indispensável. Para homens com histórico familiar de câncer, negros ou obesos, o exame deve ser feito a partir dos 45 anos.

Orientações sobre o Câncer de Próstata

Abaixo, algumas dicas e orientações sobre exames preventivos e combate ao câncer de próstata:

1. Quando se deve fazer o exame preventivo?
Homens que não possuírem registro de antecedentes de câncer de próstata na família, idealmente podem optar em procurar o urologista e realizar o procedimento a partir dos 50 anos de idade.
Homens com histórico familiar de câncer, negros ou obesos deverão fazer exames para detecção a partir dos 45 anos.

2. O exame de toque retal é a única forma de diagnosticar o câncer de próstata?

Apesar de ser um dos principais procedimentos para o diagnóstico, não é o único. É possível iniciar através da realização do exame de sangue, conhecido como “PSA”, sigla em inglês para “Prostate Specific Antigen”, que em português significa “Antígeno Prostático Específico”, fazer uma ultrassonografia da próstata, por fim, a realização do exame de toque retal para concluir.
Cada exame complementa o outro, pois cada um tem seu valor e precisão, e em conjunto oferecem uma chance maior de diagnosticar a doença precocemente.

3. Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Os principais sintomas para dessa doença são:
• Desconforto Urinário.
• Aumento da frequência urinária durante a noite.
• Jato urinário mais fraco que o comum.
• Sangramento urinário, quando em fase já avançada da doença.

4. Qual o tratamento para o câncer de próstata?
De acordo o Instituto Nacional do Câncer, órgão do Ministério da Saúde do Brasil, o tratamento para o câncer de próstata é relativo a cada tipo.
• Para doença localizada, são oferecidas as opções de cirurgia, radioterapia e em determinadas situações a observação vigilante.
• Para doença localmente avançada, recomenda-se a radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal.
• Para doença metastática, ou seja, quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo, o tratamento mais recomendado é a terapia hormonal.

A escolha do tratamento mais adequado deve ser feita através de uma conversa com seu médico, no qual devem ser discutidos os riscos e benefícios de cada tratamento.

Com informações  do Ministério da Saúde, Sociedade Brasileira de Urologia, Inca e Digitalmed.

1 visualização