TRT-MA amplia segurança do ambiente computacional com início do funcionamento do datacenter reserva

segunda-feira, 9 de Setembro de 2019 - 14:14
Redator (a)
Edvânia Kátia
Diretor Geral, Celson de Jesus Moreira Costa, e o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações, Claudio Henrique Carneiro Sampaio, em uma das visitas de inspeção antes do funcionamento

Está em pleno funcionamento desde o dia 27 de junho de 2019 o datacenter reserva do TRT-MA. A nova estrutura tecnológica é considerada uma das mais modernas do estado e nacionalmente o TRT do Maranhão é um dos poucos Tribunais Regionais do Trabalho a ter estrutura semelhante. O novo datacenter vai garantir mais segurança, permitindo a continuidade dos serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), especialmente diante de qualquer incidente ou desastres de pequenas ou grandes proporções. A inauguração oficial deve acontecer ainda neste mês de setembro.
A presidenta do TRT-MA, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, ressaltou a importância do novo ambiente para a segurança dos processos judiciais. “Com a implantação do Processo Judicial Eletrônico e outros sistemas eletrônicos, nosso Tribunal tem buscado garantir total segurança às informações armazenadas com o menor tempo possível de indisponibilidade, atendendo às diretrizes da estratégia nacional da tecnologia da informação do Poder Judiciário”, afirmou. Ela também destaca o trabalho conjunto que vem sendo realizado pelos servidores da área da Tecnologia da Informação. “Todos estão de parabéns”, destacou.
Como explica o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações, Claudio Henrique Carneiro Sampaio, o objetivo do TRT é atender às necessidades do Plano de Recuperação de Desastres (PRD-TRT16), de forma a garantir que os principais sistemas e serviços de tecnologia da informação possam permanecer em operação no Tribunal e varas trabalhistas do Maranhão, mesmo quando ocorrer qualquer incidente ou desastres de pequenas ou grandes proporções. “Uma das conquistas imediatas é a redução do tempo de paralisação dos sistemas eletrônicos e a continuidade dos serviços em casos de sinistro. Sem sombra de dúvida, com o novo datacenter os riscos de indisponibilidade estão reduzidos”, afirmou.
Cláudio disse que a implantação do datacenter é fruto do trabalho e parceria de alguns agentes e setores, aos quais agradeceu pelo êxito dessa conquista, tais como, à equipe que aprovou a demanda levada pela CTIC e encaminhou o pleito ao CSJT, que financiou o projeto; à Presidência do TRT16, pela confiança e o apoio incondicional imprescindíveis para a execução do projeto, inclusive com o empenho pessoal da presidenta do Tribunal, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, na obtenção de recursos junto ao CSJT para a conclusão dos serviços; à Diretoria-Geral e à Secretaria de Administração, cujos gestores Celson de Jesus Moreira Costa e Tatiana de Morais Lacerda, respectivamente, e à servidora Sílvia Maria Pontes de Castro, ex-secretária de Administração, que deram sustento irrestrito para a continuidade do projeto sem qualquer paralisação. 
Ele também agradeceu e destacou o trabalho dos gestores da Seção de Aquisições Públicas Gisele Fernandes Azevedo Cutrim, no irretocável auxílio na elaboração do termo de referência e edital, e de Raimundo Nonato Monteiro Filho, na condução do complexo certame licitatório;  da Diretoria do Fórum Astolfo Serra, que viabilizou toda a logística para permitir a execução do projeto, inclusive nos finais de semana e feriados; de toda a equipe do Setor de Engenharia, no auxílio da execução do projeto básico usado para a licitação, com o levantamento civil, arquitetônico e no desenho das plantas em CAD, em especial ao terceirizado Jocemilton Gama; e no auxílio nas medições e fiscalizações; e das unidades da CTIC diretamente envolvidas no projeto, em especial da equipe de Apoio a Infraestrutura Computacional que participou de todo o processo e agora é a mantenedora e responsável por todo o ambiente e o parque computacional instalado e em operação;  ao Apoio da Governança de TI, com o acompanhamento e registro do projeto;  ao Apoio de Relacionamento ao Cliente e ao Apoio a Segurança da Informação que sempre que acionados auxiliaram às demais equipes.  

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