TRT-MA apresenta indicadores estratégicos na IV RAE e lança guia de boas práticas
Ao apresentar os indicadores estratégicos do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (MA), durante a IV Reunião de Análise Estratégica (ERA), realizada nesta segunda-feira (19), na sede do Tribunal, a juíza auxiliar da presidência, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, disse que a execução do Planejamento Estratégico, na Justiça do Trabalho no Maranhão, foi um grande desafio, porque desenvolveu uma cultura institucional com foco nos resultados obtidos pelo trabalho realizado pelos magistrados e servidores.
O evento foi aberto pela presidente do Tribunal, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva que, na oportunidade, fez um balanço de sua administração, nos dois anos e meio de gestão, desenvolvida no biênio 2009-2011, e aproveitou a oportunidade para agradecer a contribuição dos serviços prestados por todos os magistrados, servidores, estagiários e terceirizados. Na oportunidade, houve o lançamento do guia de boas práticas do Tribunal.
Liliana Bouéres falou sobre a revisão técnica do Planejamento Estratégico do TRT-MA. Antes, havia 17 objetivos estratégicos, 48 indicadores estratégicos e 48 metas estratégicas, referentes a cada um dos indicadores. Depois da revisão, ficaram 16 objetivos estratégicos, 34 indicadores e 34 metas estratégicas, referente a cada um dos indicadores.
A humanização foi o valor institucional incluído no Mapa Estratégico do Tribunal ao lado de acessibilidade, celeridade, comprometimento, credibilidade, efetividade, ética, inovação, modernidade, qualidade, responsabilidade social e ambiental, transparência e valorização das pessoas, atributos de valores já existentes.
A magistrada também mostrou o desempenho do TRT-MA em relação às metas nacionais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2011. Dentre cinco metas, o Tribunal cumpriu quatro, e uma ainda não foi apurada. Para Liliana Bouéres, os dois motivos que contribuíram para o sucesso do Tribunal foram o apoio da alta administração e o engajamento de todos.
Guia das Melhores Práticas - durante a RAE, foi distribuído a todos os gestores o Guia de Boas Práticas do TRT-MA, que marca o registro inédito das experiências inovadoras e exitosas desenvolvidas pelas diversas unidades administrativas e judiciais. As práticas focam na melhora da prestação de serviços, bem como na celeridade e efetividade da prestação jurisdicional. As práticas foram selecionadas pela Presidência do Tribunal, com o apoio da Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística.
O critério central considerado para seleção das boas práticas foi a demonstração de resultados que apresentassem benefícios para os magistrados, servidores e usuários da Justiça do Trabalho, alinhando a prática aos objetivos prioritários da instituição, constantes no Planejamento Estratégico do TRT-MA (Portaria nº 235/2009).
As boas práticas foram catalogadas em diversas áreas de atuação institucional (gestão administrativa, gestão estratégica, gestão judiciária, gestão de pessoas, gestão da comunicação, gestão socioambiental e gestão de tecnologia da informação). Na gestão judiciária, reuniram-se as práticas desenvolvidas por magistrados e servidores no âmbito das Varas do Trabalho e do Tribunal, relativas à atividade fim da Instituição, que é realizar justiça e conferir celeridade e efetividade à prestação jurisdicional.