TRT-MA assina convênio com CEST para oferecimento de especialização em Direito Administrativo.
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) assinou, nesta terça-feira (01/07), um convênio que estabelece parceria com a Faculdade Santa Teresinha – CEST, para o oferecimento do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em nível de especialização em Direito Administrativo, a ser ministrado de agosto de 2014 a setembro de 2015, quinzenalmente, nas quintas e sextas-feiras das 18h às 22h20; e, nos sábados, das 8h às 12h20.
Estiveram presentes, no ato da assinatura do contrato, o presidente do Tribunal, em exercício, desembargador James Magno Farias e a diretora substituta da Escola Judicial do TRT16 (Ejud), desembargadora Ilka Esdra Araújo; bem como o coordenador-geral da Escola Judicial, juiz Bruno de Carvalho Motejunas, o diretor-geral e a vice-diretora da Faculdade Santa Teresinha, José Rodrigues Junior e Nazareth Mendes, respectivamente. Também estiveram presentes servidores da Ejud.
A especialização terá coordenação compartilhada da professora Amanda Barros Batista, representante do CEST, e do desembargador James Magno, representando a Ejud do TRT-MA. Ambos serão responsáveis pela realização do curso e pelo cumprimento do programa contido na estrutura curricular do cronograma e da distribuição das disciplinas constantes no projeto do curso.
O desembargador James Magno disse que a Cest foi a instituição escolhida para ser a parceira, por tratar-se de uma instituição para a qual só tem elogios, porque trabalha com seriedade, tanto que a primeira especialização, também realizada em parceria com aquela faculdade, está sendo um sucesso.
A desembargadora Ilka Esdra falou sobre o momento histórico do TRT-MA, que abre espaço para o aprimoramento dos seus recursos humanos tanto da área meio quanto da área fim. “É um momento de solidificação e maturidade do tribunal. Além disso, essa especialização nasceu de pedidos dos próprios servidores, principalmente da área meio, o que mostra o interesse destes no aperfeiçoamento profissional e também um amadurecimento, porque quanto mais eles estiverem preparados para exercer essas atividades, mais a instituição vai lucrar e, com certeza, o servidor vai estar respaldado nesse conhecimento cientifico técnico”, concluiu a desembargadora Ilka Esdra.
O diretor-geral do Cest, José Rodrigues, disse que o curso de especialização em Direito Administrativo veio para atender a uma necessidade dos servidores da atividade meio do tribunal e que também poderá ser feito por servidores de outros órgãos que tenham interesse em participar, como a Justiça Federal, a Procuradoria, o Tribunal Regional Eleitoral e os egressos do Curso de Direito.
Especialização em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho - No ano passado, foi oferecido, por meio da mesma parceria, o Curso de Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho. A especialização foi um sucesso e já se encontra nos módulos finais; teve boa adesão e baixo nível de evasão. Além disso, trouxe inovação com a disciplina sobre o Processo Judicial Eletrônico (PJe), que foi o último módulo, ministrado pelo juiz Fernando Barbosa.
Redação: Julyane Prazeres – Estagiária de Relações Públicas
Jornalista responsável: Wanda Cunha (DRT-MA 206)