TRT-MA atualiza composição da Comissão de Gestão de Teletrabalho
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina de Passos Castro Cordeiro, indicou, nominalmente, os novos membros da Comissão de Gestão de Teletrabalho, conforme Portaria do Gabinete da Presidência n° 206/2018. São integrantes da Comissão a magistrada Erika Guimarães Gonçalves Dovera, juíza Auxiliar da Presidência; os juízes Saulo Tarcísio de Carvalho Fontes, titular da 2ª Vara do Trabalho de São Luís e presidente e representante da Associação dos Magistrados do Trabalho 16ª Região (Amatra XVI); e os servidores Roberto Vieira Linhares, diretor de secretaria da 7ª Vara do Trabalho de São Luís; Rafaela David Brito Pinho, servidora representante da Seção de Saúde; Elaine Moraes Pacheco, servidora representante da Coordenadoria de Gestão de Pessoas (secretária da Comissão); e Terezinha de Jesus Souza, servidora aposentada representante do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal e MPU no Maranhão (Sintrajufe-MA).
Regulamentado no âmbito do Poder Judiciário pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 227, de 15.6.2016, o teletrabalho é uma modalidade de trabalho realizada de forma remota, com a utilização de recursos tecnológicos. No TRT-MA, o teletrabalho foi regulamentado por meio da Resolução Administrativa nº 21/2014, alterada pela RA 283/2015.
Segundo a Resolução do CNJ, o tetetrabalho busca, entre outros objetivos, aumentar a produtividade e a qualidade de trabalho dos servidores; promover mecanismos para atrair servidores, motivá-los e comprometê-los com os objetivos da instituição; economizar tempo e reduzir custo de deslocamento dos servidores até o local de trabalho; contribuir para a melhoria de programas socioambientais, com a diminuição de poluentes e a redução no consumo de água, esgoto, energia elétrica, papel e de outros bens e serviços disponibilizados nos órgãos do Poder Judiciário; ampliar a possibilidade de trabalho aos servidores com dificuldade de deslocamento; aumentar a qualidade de vida dos servidores; promover a cultura orientada a resultados, com foco no incremento da eficiência e da efetividade dos serviços prestados à sociedade; e estimular o desenvolvimento de talentos, o trabalho criativo e a inovação.
Comissão de Gestão de Teletrabalho - o TRT-MA constituiu a primeira comissão em 2014, de acordo com a Portaria GP nº 247/2014. A comissão atual foi instituída pela Portaria GP nº 108/2018. Atualmente, a Justiça do Trabalho no Maranhão conta com 62 servidores desenvolvendo suas atividades na modalidade de teletrabalho.
Redação: Nanajade Rinaldi
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante