TRT-MA busca economia e agilidade com implantação de sistema de telefonia VOIP
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) está utilizando, em caráter experimental, o sistema VOIP (Voz sobre Dados) de telefonia, ou telefonia via internet. O sistema está sendo testado para ligações de longa distância entre a sede do TRT, Varas do Trabalho do interior, Tribunal Superior do Trabalho e outros Tribunais do Trabalho no país. O TRT do Maranhão é um dos pioneiros do Nordeste ao lado do TRT do Rio Grande Norte e Alagoas. O sistema VOIP (Voz sobre Dados) de telefonia utiliza como meio de comunicação a rede mundial de computadores ou uma rede privada de dados. No caso do TRT-MA, o sistema utiliza a Rede Nacional de Dados da Justiça do Trabalho (JT). “O uso do sistema agilizou bastante o contato entre as unidades do TRT”, elogiou Cláudio César Moreira, diretor de secretaria da Vara do Trabalho de Chapadinha, a primeira VT a usar o sistema. Além disso, ele destacou outras vantagens desse serviço em relação à telefonia comum, como, por exemplo, a qualidade do som na conversação e o custo zero para o tribunal. “A telefonia via internet veio melhorar os serviços já disponilizados pelo spark (sistema grátis que permite a troca de mensagens instantâneas via e-mail, adotado pelo TRT para facilitar a comunicação entre as várias unidades da Justiça Trabalhista no estado). A direção do Tribunal e a Diretoria de Informática estão de parabéns pela iniciativa”, complementou Cláudio Moreira. Para a presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias, o uso da telefonia em banda larga é mais uma ação para a modernização dos serviços da Justiça Trabalhista no estado. “Com essa ferramenta, o Tribunal se beneficia da tecnologia para encurtar distâncias, promover a integração das unidades da JT-MA e cortar custos, uma vez que o serviço é sem ônus”, disse.
Experimental - segundo o diretor de Informática do TRT, Ary Arruda Gomes de Sá Filho, atualmente o sistema está em fase experimental nas VTs de Barreirinhas, Chapadinha, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos e Timon, mas a previsão é que, até o final de agosto, esteja implantado e funcionando em todas as 15 varas trabalhistas do interior. Nesta etapa, estão sendo disponibilizados dois ramais em cada vara. Ele disse que o sistema também está sendo usado para as ligações feitas para o TST e alguns Tribunais do Trabalho, como é o caso dos TRTs de Mato Grosso, Alagoas, Pará e Rio Grande do Norte. “Uma das maiores vantagens do sistema é a economia proporcionada ao TRT-MA que, por sua vez, poderá destinar os recursos, antes destinados à telefonia convencional, para outros serviços”, enfatizou Ary Arruda. Ele explicou que a apuração da economia gerada com a futura utilização do sistema será feita pela Diretoria de Serviços Gerais do Tribunal. Flávio Marcílio Paiva Ramos, servidor lotado na Diretoria de Informática, responsável pela implantação do sistema, explicou que para usar o VOIP, o Tribunal adquiriu uma central telefônica que faz upgrade (atualização) com suporte de voz sobre IP. Em seguida, o TRT acionou a Embratel para fazer ativação dos pontos das VTs do interior e sede do Tribunal. Ele explicou, ainda, que o serviço de configuração foi concluído. “Entretanto, estão sendo feitas adequações no cabeamento telefônico para o serviço ser utilizado plenamente”, ressaltou.
Fazendo uma ligação Para fazer uma ligação do Tribunal para as Varas do interior, disca-se o número 5 (para pedir linha), em seguida o número do TRT (116), seguido do identificador das unidades organizacionais, no caso das VTS, a de Chapadinha é o número 107, mais o ramal 9702 da VT, que é diferente do ramal usado na telefonia comum. Para ligar das varas do interior para a sede do Tribunal e outras unidades da JT em São Luís, disca-se o número 116, mais o código 001 e o respectivo ramal normal da unidade do Tribunal e Varas da capital. Nas ligações para o TST, Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e outros TRT’s, são usados os números específicos de cada órgão.