TRT-MA busca parceria para complementar ação social na comunidade
quinta-feira, 6 de Dezembro de 2007 - 17:58
Redator (a)
Wanda Cunha
Des. Gerson de Oliveria (E) e José Arteiro da Silva conversam sobre parceria entre o TRT e o SESC
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargador Gerson de Oliveira, recebeu, nesta quinta-feira (6), em seu gabinete, o presidente do Conselho Regional do Sesc e da Federação do Comércio no Estado do Maranhão, José Arteiro da Silva. A visita contempla a possibilidade de uma parceria, entre o Sesc e o Tribunal, para realização de ações do Projeto Sorriso Legal. Também participaram da reunião o secretário-geral da Presidência do TRT e coordenador do Projeto, Júlio César Guimarães e as dentistas Márcia Costa Ferreira Cardoso e Tereza Cristina Gondim Moreno Souza.
O projeto Sorriso Legal integra o Programa Mais Cidadania, um dos cinco eixos estratégicos do Plano de Gestão do Tribunal para o biênio 2007-2009. O Sorriso Legal vem sendo implantado desde outubro passado, quando o Serviço de Saúde do Tribunal iniciou ação educativa e preventiva de saúde bucal, no Jardim de Infância Senador João Castelo, da União dos Moradores do Bairro Areinha. De lá pra cá, a equipe do TRT-MA passou a atender, em fase preventiva, a média de 120 crianças da comunidade da Areinha, na faixa etária de três a sete anos.
Durante a etapa educativa e preventiva, as dentistas Tereza Cristina Gondim Moreno Sousa e Márcia Costa Ferreira Cardoso, responsáveis pela operação do projeto, mantiveram contato com a direção da escola Senador João Castelo; promoveram palestras às mães dos alunos e cadastraram os estudantes no Projeto. No final de novembro, elas apresentaram às crianças técnicas de escovação, noções educativas de prevenção de cáries; também doaram escovas e procederam à aplicação de flúor.
José Arteiro parabenizou o TRT-MA pela iniciativa do Sorriso Legal, colocando-se à disposição do Tribunal para realização do contrato formal da parceria, que deverá ser feito mediante um ofício a ser encaminhado pelo presidente do TRT ao Diretor Regional do Sesc. “O projeto Sorriso Legal demonstra a visão humana do Tribunal. E nós queremos ver o Brasil sorrir”, disse Arteiro. O desembargador Gerson de Oliveira disse que a reunião foi satisfatória e que agilizará o envio do documento para celebração do convênio, no sentido de que a parceria se concretize sem demora e o Sorriso Legal alcance totalmente os seus objetivos, dentre os quais o de promover ações de cidadania e direitos sociais nas comunidades, principalmente naquelas próximas da sede do TRT.
O coordenador do projeto já dispõe do resultado dos exames clínicos realizados na comunidade da Areinha para levantamento do que será feito na fase curativa, caso se estabeleça a parceria. Trata-se do relatório dos odontogramas, por meio dos quais foi possível diagnosticar, entre os 120 alunos, o número daqueles que receberão tratamento dentário na escola comunitária. Conforme os odontogramas, do total de crianças inscritas no projeto, 92 foram examinadas, sendo que 35 delas têm os dentes todos hígidos (sem cáries); foram indicadas 33 extrações; 195 restaurações e diagnosticados cinco pacientes com dor.
Segundo Júlio, com a parceria entre o Sesc e o TRT, será possível realizar a parte curativa do projeto. “Se o convênio for firmado, o objetivo do projeto será alcançado plenamente, concretizando todas as etapas do Sorriso Legal e proporcionando às crianças um atendimento odontológico completo”, finalizou.