TRT-MA: celebração de páscoa reúne magistrados, servidores, terceirizados e estagiários

terça-feira, 31 de Março de 2015 - 17:42
Redator (a)
Suely Cavalcante

Uma missa celebrada pelo padre Heitor Morais, pároco da Igreja de São João Batista, em São Luís, marcou a celebração da Páscoa no Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA). Realizada no Auditório Juiz Ari Rocha, do prédio-sede do TRT, a celebração reuniu magistrados, servidores, terceirizados e estagiários do Tribunal, com apresentação musical do cantor e violonista Lúcio Cordas, também da Paróquia de São João Batista.

Nos ritos iniciais, a leitura feita pela servidora Marilda Amorim Pereira de Sousa, chefe da Seção de Distribuição de Feitos do Foro Astolfo Serra, lembrou aos presentes que Jesus é vida e ressurreição.

Na acolhida, o padre Heitor disse que a celebração era a oportunidade para proclamar a alegria da ressurreição.

Na primeira leitura, com passagem do Livro de Isaías (Is 49, 1-6), o servidor Raimundo da Conceição Costa Lindoso, secretário de Administração do TRT, compartilhou a mensagem do profeta Isaías, que refere-se ao chamado de Deus para cada um de nós.

Em seguida, a servidora Raimunda Nonata Araújo Teixeira, chefe da Seção de Biblioteca e Gestão Documental, fez a leitura do Salmo de Meditação.

Na aclamação ao Evangelho, padre Heitor relembrou a passagem da Bíblia no momento da Santa Ceia, quando Jesus anunciou que seria traído por um dos discípulos. O pároco disse que Jesus veio nos trazer a boa nova de um reino eterno, mas os discípulos acreditavam que Jesus iria assumir o reino de Israel. Por isso, o gesto de Judas de entregar Jesus às autoridades romanas. Porém, conforme o padre Heitor, a glorificação de Jesus inicia na hora da cruz com sua paixão e morte, e depois ressurreição. O gesto de amor de Jesus nos reintroduziu na dinâmica da misericórdia de Deus. “Deus é amor, não vê o nosso erro, nossa falha. À medida que nos aproximamos d'Ele, Ele nos acolhe”, disse.

Ao fazer a prece dos fiéis, Antonio Manoel Costa Silva, secretário-geral da Presidência, salientou que a Páscoa nos chama à conversão, à renovação. “Peçamos a Deus que sejamos restauradores das relações, que saibamos pedir perdão aos nossos irmãos quando os ofendermos”, afirmou.

No final da celebração, Antonio Manoel agradeceu aos presentes, em nome do presidente do TRT-MA, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, que não pôde participar da missa. Agradeceu, também, pelo momento de congregação e união. “Ficaremos mais fortalecidos por vivenciar o milagre da transformação que a Páscoa nos traz. Que a Semana Santa seja uma oportunidade de renovação de pensamento e reflexão, para que a Páscoa seja recheada de maravilhas”, concluiu.

Após a missa, todos foram convidados para um lanche, que foi servido no saguão do auditório.

Participaram, também, da celebração o desembargador José Evandro de Souza; o juiz auxiliar da Presidência, Carlos Gustavo Brito Castro; o diretor-geral do TRT, Júlio César Guimarães; entre outros.

 

3 visualizações