TRT-MA comemora o Dia de Proteção às Florestas

sexta-feira, 18 de Julho de 2014 - 10:16
Raimundo Lindoso, secretário de Administração.

Nesta quinta-feira (17), o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) comemorou o Dia de Proteção às Florestas, data que integra o Calendário Ambiental da instituição, por meio da Comissão Ambiental, que produziu uma instalação artística na recepção do prédio-sede.

A Comissão Ambiental do TRT16 realiza ações com o intuito de estimular a adoção de práticas socioambientais por magistrados, servidores, terceirizados e estagiários do Tribunal. A ação para comemorar o Dia de Proteção às Florestas visa incentivar esse público a participar da campanha on line em defesa do desmatamento zero, do Greenpeace.

O servidor Luiz Pires, secretário da Comissão Ambiental, utilizou caixotes de madeira, usados para transportar frutas e verduras em feiras e mercados, que muitas vezes são descartados no meio ambiente. Depois de recolhê-los nas ruas, o servidor construiu uma cruz e colocou uma coroa funerária com o dizer “Aqui jaz uma árvore”. A obra foi produzida no Setor de Marcenaria do Tribunal.  Uma instalação igual a essa, em escala maior, foi exposta no Foro Astolfo Serra, no ano de 2009.

Para o presidente do Tribunal, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, a responsabilidade socioambiental é uma das prioridades da instituição e as ações desenvolvidas estão em consonância com a Recomendação nº 11/2007 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta aos tribunais adotarem políticas públicas para um ambiente ecologicamente equilibrado, além de conscientizar servidores e jurisdicionados acerca da proteção ambiental. O presidente da Comissão Ambiental, juiz Carlos Gustavo Brito de Castro, destacou que o objetivo das atividades do Dia de Proteção às Florestas é o engajamento em ações que defendam o meio ambiente.

Campanha – Para aderir à campanha da organização não-governamental Greenpeace, clique aqui para acessar a petição.

 

 

Redação: Julyane Prazeres (estagiária).

Responsável: Rosemary Araujo – Relações Públicas – CONRERP/6ª Região nº 1.086.

 

 

5 visualizações