TRT-MA cuida da saúde de seus magistrados e servidores
A equipe de ginástica laboral responsável pela pesquisa será composta por sete terapeutas ocupacionais, distribuídos em dois turnos. Sensações de fraqueza muscular, moleza nas pernas, “bolo” na garganta e no estômago, formigamento ou adormecimento na pele, dores de cabeça e no peito são alguns sintomas que serão investigados, por intermédio de um questionário. Na oportunidade, também será distribuído folder explicativo.
Segundo a terapeuta ocupacional Clenia Valéria, comumente as pessoas só procuram médico quando dele precisam, e pesquisas dessa natureza tornam o cuidado pela saúde uma prática diária. A abordagem também mostrará os setores do tribunal em que há maior ou menor nível de estresse.
O chefe do Setor Médico, Bartolomeu Cardoso Feitosa, diz que a pesquisa é um levantamento preliminar para avaliar o nível de estresse entre magistrados e servidores e que, a partir desse levantamento, serão adotadas medidas no sentido de minimizar os problemas detectados.
“O Serviço de Saúde vem desenvolvendo Programas voltados para o bem-estar dos magistrados e servidores, entre os quais o Programa de Controle de Hipertensão Arterial. O objetivo é fazer um controle diário dos servidores e magistrados para aferição da pressão, teste de glicemia e outras atividades rotineiras”, encerrou.
(WCCS)