TRT-MA cumpriu todas as metas nacionais do Poder Judiciário em 2022
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) cumpriu todas as metas nacionais em 2022. Os dados constam no Relatório de Metas 2022 concluído pela Secretaria de Governança e Gestão Estratégica.
No ano passado, a Justiça do Trabalho no Maranhão julgou mais processos (Metas 1 e 2), estimulou mais a conciliação (Meta 3), reduziu taxa de congestionamento de processos (Meta 5), estimulou a inovação em interação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU (Meta 9), promoveu transformação digital com a expansão da chamada Justiça 4.0 (Meta 10) e acentuou as ações de promoção dos direitos da criança e do adolescente, visando o combate ao trabalho infantil (Meta 11).
A Meta Nacional nº 1, que é julgar mais processos que os distribuídos em 2022, foi cumprida no 1º Grau e, em especial, por 21 VTs que superaram a meta, atingindo o percentual de cumprimento de 111,27%. O 2º Grau teve percentual de cumprimento de 100,27%. Destaque para o mês de maio quando foram julgados pelo Tribunal1.663 processos, a maior quantidade mensal registrada no ano.
Outra distinção foi a meta da conciliação. O TRT da 16ª Região foi um dos nove regionais que atingiram o propósito que foca no encerramento da ação trabalhista através da conciliação entre as partes do processo. O percentual de cumprimento foi de 108,02% puxado por 15 VTs. No período, foram 7.576 processos conciliados e 22.159 processos solucionados.
Às metas de produtividade, foram adicionadas promessas de avanço tecnológico e de inovação. A expansão da Justiça 4.0 possibilitou ampliar a automação do processo eletrônico, uso de novas tecnologias e a implantação do balcão virtual para atendimento ao público em 31 unidades judiciárias. A inovação ganhou espaço estratégico com a instituição de laboratório e elaboração de plano com a execução de 44 ações.