TRT-MA desenvolve ação voltada para a saúde ocular
A Ação sobre Saúde Ocular realizada na manhã desta segunda-feira (15/8), pelo Setor de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (MA), atendeu 57 pessoas entre servidoras, servidores, estagiárias, estagiários, terceirizadas e terceirizados. A atividade, desenvolvida juntamente com a Diretoria-Geral do Tribunal e em parceria com o plano de saúde Geap e o Hospital de Referência Oftalmológica (HRO), possibilitou a realização exames de aferição de pressão ocular e de campimetria. Os exames auxiliam no diagnóstico de problemas nos olhos que prejudicam a capacidade de a pessoa receber estímulos da visão periférica.
A ação aconteceu no primeiro andar do prédio-sede do TRT-MA. Os procedimentos foram realizados pelo médico oftalmologista do Grupo HRO Thiago Valadão, especialista em córnea e doenças externas e catarata; pela técnica de enfermagem Joana Kate e por Diane Glayce, do setor de atendimento do HRO. Nos casos em que algum problema ocular foi identificado, os profissionais forneceram as orientações e encaminhamentos necessários a cada paciente.
Para o servidor Alexandre José de Oliveira Pires, lotado na Secretaria do Tribunal Pleno, a ação é muito positiva, visto que auxilia na descoberta de doenças oculares que podem passar despercebidas por causa da ausência de consultas e exames regulares. “É sempre bom se precaver”, afirmou ele.
A parceria entre o TRT-MA, a Geap e o HRO faz parte do projeto “HRO nas Empresas” que visa auxiliar na prevenção de doenças oculares por meio de ações conjuntas em empresas e órgãos. Segundo Leiane Câmara, coordenadora de Comunicação e Marketing e da Promoção de Saúde e Responsabilidade Social do HRO, há uma expectativa para a realização de outras ações futuramente no tribunal, com o objetivo de promover qualidade de vida para o público interno.
A chefe do Setor de Saúde, Marilda Amorim, informou que, no dia 23 deste mês, haverá uma outra ação de saúde quando novamente esse serviço será ofertado aos magistrados, magistradas, servidores e servidoras.