TRT-MA desenvolve Projeto Anjo com servidores
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) iniciou, na segunda-feira (15) a primeira etapa do “Projeto Anjo”, voltada para os novos servidores do quadro do Tribunal. Até então, o projeto era direcionado apenas aos magistrados de primeiro grau recém-empossados. Segundo a Resolução Administrativa 148/2011, que trata da aprovação do Regimento Interno da Escola Judicial do TRT-MA, o projeto passa a ser um treinamento obrigatório voltado tanto para magistrados quanto para servidores recém-ingressos nos quadros do Tribunal.
O primeiro servidor a participar do “Projeto Anjo” é Ricardo Luiz Werkema Ribeiro, que tomou posse no cargo de analista judiciário - área judiciária, na segunda-feira (15) e iniciou o treinamento na mesma data. Após, o treinamento, Ricardo Luiz irá trabalhar na Vara do Trabalho de Barra do Corda.
“O projeto é importante, porque permite que os novos servidores adquiram prévia experiência com o pessoal que já tem mais tempo no serviço e que já passou, inclusive, pelas varas do interior e conhece todos os procedimentos. Está sendo proveitoso”, disse Ricardo Luiz.
O segundo servidor a participar do Anjo é o técnico judiciário José Artur Sousa dos Reis Filho, que tomou posse na quarta-feira (17) e que iniciou a capacitação nesta segunda-feira (22). José de Artur, após treinamento, exercerá suas atividades na Vara do Trabalho de Imperatriz. Também participam do projeto os servidores Fábio César Fernandes Almeida e Antônio Augusto Mesquita de Farias (analista judiciário-execução de mandados), que tomaram posse, respectivamente, quinta-feira (18) e hoje (22). Fábio César Fernandes será lotado na VT de Imperatriz.
Os quatro servidores receberão treinamento durante dez dias úteis, principalmente na 2ª Vara do Trabalho de São Luis, na Secretaria de Gestão Estratégica, no Gabinete do desembargador James Magno Araújo Farias, Setor de Cálculos, Central de Mandados, Distribuição do Fórum Astolfo Serra, Serviço de Comunicação, dentro outros.
Resolução – o treinamento dos servidores consiste em uma ambientação e capacitação destinada aos recém-ingressos nos cargos de analista judiciário – área judiciária, analista judiciário – área execução de mandados e técnico judiciário – área administrativa lotados em varas do trabalho e gabinetes de desembargadores, para proporcionar a formação da cidadania corporativa, informando-lhes acerca das políticas e das normas do órgão, alinhando as expectativas do servidor com os valores organizacionais.
O treinamento tem início no mesmo dia em que o servidor tomar posse, ou nos 15 dias subseqüentes, a critério do participante, e será realizado em São Luis, na própria Escola Judicial e nas unidades administrativas e judiciais do Tribunal, tais como Varas do Trabalho, Gabinete de Desembargadores, Setor de Cálculos e Setor de Precatórios, dentre outros que se fizerem necessários.
O treinamento é considerado efetivo exercício do cargo. Para os servidores que tomarem posse após a publicação da resolução, o treinamento será obrigatório. O Projeto Anjo voltado aos servidores terá duração de dez dias úteis, nos quais serão ministradas aulas teóricas e práticas, com carga horária de sete horas diárias.
ALINHAMENTO ESTRATÉGICO - O projeto Anjo enquadra-se no tema estratégico Gestão de Pessoas, visando promover a educação corporativa, melhorar continuamente o clima organizacional e a qualidade de vida dos magistrados e servidores e, ainda, a promoção de meios para motivar e comprometer magistrados e servidores com os objetivos da instituição.