TRT-MA discute o tema autossabotagem na abertura da 11ª Semana de Formação de Magistrados

quarta-feira, 15 de Maio de 2019 - 15:05
A diretora da EJUD16 abriu o evento e ressaltou o compromisso da Escola em discutir temas de interesse comum
Rossandro falou sobre as várias formas de o ser humano se autossabotar

O psicólogo, escritor e consultor do programa "Encontro com Fátima Bernardes", da Rede Globo, Rossandro Klinjey, explicou como certas atitudes podem afetar nosso sucesso durante palestra proferida na manhã desta terça-feira (14), no Auditório Juiz Ari Rocha, localizado no prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA). Com o tema "Autossabotagem: Por que as pessoas fracassam e como isso pode ser mudado?", a palestra marcou a abertura da 11ª Semana de Formação de Magistrados (11ª SFM), promovida pela Escola Judicial do TRT (EJUD16). 
O evento, que contou com a presença de desembargadores, juízes de primeira instância e servidores do TRT-MA e também do público externo, foi aberto pela diretora da EJUD16, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, que agradeceu a todos os presentes, ressaltando o compromisso da Escola Judicial em discutir assuntos de interesse comum. "Seguiremos no propósito de trabalhar temas relacionados à saúde mental, com objetivo de prevenir o adoecimento emocional daqueles que integram o TRT-MA. Esse é o compromisso da EJUD16 em garantir ferramentas úteis e necessárias ao desenvolvimento pessoal de todos nós."  
O coordenador da EJUD16, juiz substituto Paulo Fernando da Silva Santos Junior, reforçou os agradecimentos ao público e convidou a servidora Nikole Mendonça, lotada na Seção de Engenharia, para apresentar a nova logo da Escola. De acordo com a arquiteta, a nova identidade visual da EJUD foi inspirada nos teatros gregos e romanos, pois eles possuíam um formato propício para transmitir mensagens às diversas camadas da sociedade.  
Em seguida, Rossandro Klinjey assumiu o palco do auditório e resgatou a famosa frase "Ser ou não ser?", presente na obra literária "Hamlet", de Shakespeare. Segundo ele, a frase define basicamente como se dava a construção da personalidade das pessoas daquela época. Em contrapartida, ele explicou que a sociedade atual lida com uma questão oposta, a de depender do outro para essa construção. 
Bem humorado e didático, o psicólogo trouxe diversos exemplos para demonstrar o porquê do ser humano se sujeitar a relações ruins e formas de superá-las. "No fundo, uma pessoa que se submete a relações ruins não é porque ela tem amor pelos dois, é porque ela não começa tendo amor por ela mesma", destacou.
Ele também destacou que parte dos mecanismos de autossabotagem têm raízes em traumas vividos na infância e que a constante descrença de familiares pode contribuir para isso também. "O inconsciente é atemporal. Um trauma vivido na infância repercute na fase adulta com a mesma intensidade", afirmou. 
Ao final da palestra, Rossandro respondeu questionamentos da plateia. Pela tarde, o psicólogo ministrou o Workshop "Desenvolvimento de Habilidades Emocionais", que também fez parte da programação do primeiro dia da 11ª Semana de Formação de Magistrados. 
11ª SFM - dirigida a desembargadores e juízes da primeira instância trabalhista do Maranhão, a 11ª Semana de Formação de Magistrados vai ser encerrada na quinta-feira (17). A programação está sendo realizada no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins da EJUD. 
Redação: Lucas Ribeiro (estagiário de Jornalismo)
Jornalista Responsável: Suely Cavalcante.
 

21 visualizações