TRT-MA divulga relatório da pesquisa sobre vacinação contra coronavírus  

quarta-feira, 18 de Agosto de 2021 - 8:25
Redator (a)
Suely Cavalcante

Em relatório encaminhado ao presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão), desembargador José Evandro de Souza, o Setor de Saúde informou que foram registradas 576 respostas ao questionário referente à pesquisa sobre vacinação contra coronavírus. A pesquisa, realizada entre 15 e 23 de julho deste ano, teve como objetivos averiguar o quantitativo de magistrados, magistradas, servidores e servidoras que foram imunizados contra a Covid-19, além de obter dados sobre o acometimento do coronavírus no corpo funcional do Tribunal. O relatório foi elaborado pelo médico do TRT Gustavo Duarte Rodrigues, analista judiciário, especialidade Medicina.
Conforme o relatório, 520 pessoas ou 90,2% dos que responderam ao questionário declararam ter recebido pelo menos uma dose da vacina, e apenas 94 pessoas (16,3% do total) tiveram vacinação completa até 23 de julho, dos quais 8 com a vacina de dose única. 
Além disso, do universo de imunizados, 56 dos 94 vacinados completaram a vacinação até 13 de julho, o que corresponde a 9,7% do total que participou da pesquisa. Também foram observados casos de servidores que já deveriam ter tomado a segunda dose, porém apenas com a primeira registrada na carteira de vacinação.
Com relação ao contágio pelo SARS-COV-2, 171 pessoas, o que equivale a 29,6% do total que respondeu ao questionário, declararam ter recebido diagnóstico de Covid-19 ao longo da pandemia. Desse total, 113 declararam ter sido afastados de suas funções laborais. Os demais estariam em trabalho remoto com sintomas leves; em gozo de férias ou licenças por outro motivo. 
14 ou 8,1% dos que receberam diagnóstico tiveram necessidade de ser internados. Conforme o médico Gustavo, esse percentual é inferior às estatísticas médias da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde referentes ao início da pandemia e compatíveis aos dados acumulados no Reino Unido desde 2020, que foi de 8,3%.
Segundo Gustavo, como a primeira dose da vacina foi aplicada nos meses de junho e julho, e observada a menor adesão à segunda dose que tem ocorrido de maneira sistêmica no país, a previsão é que 80 a 85% do corpo funcional do Tribunal estejam com a imunização concluída em 3 meses. 
Agradecimento
O presidente do TRT-MA agradeceu aos magistrados, magistradas, servidores e servidoras que responderam à pesquisa e pela colaboração com a Administração do Tribunal, que vem adotando ações para ampliar as atividades presenciais com segurança para todos que atuam na Justiça do Trabalho no Maranhão.
 

221 visualizações