TRT-MA é finalista com seis projetos no Prêmio de Educação Corporativa do Judiciário
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão concorre com seis projetos no Prêmio de Educação Corporativa da Justiça, que vai ocorrer durante o Congresso Brasileiro de Educação Corporativa do Judiciário (Conecjus 2011), em Goiás, de 14 a 16 deste mês. O TRT é finalista nas categorias Formação de Magistrados, com o “Projeto Anjo”; Formação de Servidores, com a “Oficina Formando para a Estratégia”; Educação e Responsabilidade Social, com “Oficina Sobre Trabalho Escravo”; Educação e Comunicação, com “Justiça & Imprensa”; Educação Corporativa e Qualidade de Vida, com “Espaço Saúde” e “Curso de Gestão da Qualidade de Vida: Formando Facilitadores”.
O Projeto Anjo, da Escola Judicial do TRT-MA, está na final e concorre com o Conselho Nacional de Justiça, com “Coordenadores de EaD” e o TRT da 2ª Região, com “Curso Planejamento Estratégico”. O Anjo é um projeto que permite aos juízes recém-empossados serem acompanhados por um juiz para conhecer a realidade do Tribunal, observando previamente as audiências nas varas trabalhistas, antes do efetivo exercício da magistratura. O Anjo enquadra-se no tema estratégico Gestão de Pessoas e visa à educação corporativa, para melhorar continuamente o clima organizacional e a qualidade de vida dos magistrados.
A “Oficina Formando para a Estratégia” é uma realização da Presidência do TRT-MA e a Secretaria de Gestão Estratégica e Estatística. Foi realizada nas 21 Varas Trabalhistas do Maranhão, com a apresentação do planejamento estratégico do Tribunal e o Manual de Procedimentos das Varas Trabalhistas. A oficina permite que cada vara faça uma análise dos resultados alcançados durante o ano e apresente um painel de contribuição para melhorar o desempenho. No total, foram capacitados 186 servidores. Na modalidade “Formação de servidores”, a oficina concorre com o TRT da 11ª Região, com “Capacitação em Melhoria de Processo Baseada em Projetos” e TRT da 23ª Região, com “Projeto Academia de Liderança”.
A Oficina Sobre Trabalho Escravo é direcionada a magistrados, procuradores e auditores fiscais do Trabalho, integrantes das polícias Federal e Rodoviária Federal, professores, servidores públicos e representantes de instituições que atuam no combate ao trabalho escravo e tem como objetivo sensibilizar os profissionais da área para a erradicação desse tipo de trabalho, primando pelo trabalho decente e a coletivização do processo. A oficina é uma parceira da Escola Judicial do TRT-MA com a Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), vinculada à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR). Concorre, na mesma categoria, o Tribunal de Justiça de Goiás, com “Fórum Cultura da Paz” e o TRT da 13ª Região, com o “Cordel da Cidadania”.
O projeto Justiça & Imprensa é uma realização do Serviço de Comunicação do TRT-MA em parceria com a Secretaria de Gestão Estratégica e Escola Judicial e tem como objetivo preparar o público interno (magistrados e servidores) e o público externo (profissionais da mídia) para a divulgação das notícias judiciais, contribuindo para a massificação dos direitos trabalhistas. Além de media trainning para magistrados, este ano, o projeto já capacitou 67 servidores nas Varas do Trabalho de Balsas, São João dos Patos, Estreito, Açailândia, Imperatriz, Chapadinha e Pinheiro. Foram capacitados também 35 profissionais da mídia, representantes de 16 veículos da comunicação em Balsas, Imperatriz, Açailândia, Pinheiro e Chapadinha. O Projeto concorre na categoria Educação e Comunicação com o TJ do Maranhão (Seminário de Direito Para a Imprensa) e TRT da 13ª Região (Cordel da Cidadania). O projeto também estimula a publicação de notícias produzidas pela Agência de Notícias Judiciais do TRT-MA; a leitura do jornal judicial do TRT-MA por público especializado; a participação dos profissionais de mídia no 3º Concurso de Reportagem da Justiça do Trabalho do Maranhão. Está alinhado ao planejamento estratégico do Tribunal agregado as temas Acesso à Justiça, Política Institucional e Gestão de Pessoas.
O Curso de Gestão Qualidade de Vida: Formando Facilitadores incluiu o estudo e discussão das 12 leis de qualidade de vida, que visam promover o desenvolvimento do potencial humano e do conhecimento das principais teorias do Programa da Academia de Inteligência de Qualidade de Vida (PAIQ), desenvolvido por Augusto Cury. O curso permite aos participantes ferramentas para conquistar excelência de vida e enriquecer sua inteligência, sua compreensão da existência. Participaram do curso oito servidores, que se tornaram multiplicadores. A atividade integra as ações do Projeto Trabalho e Bem-estar, contemplado no Planejamento Estratégico do TRT, no tema Gestão de Pessoas.
Na mesma categoria, o TRT concorre com o Projeto Espaço Saúde consiste na divulgação sistemática de informações sobre a qualidade de vida por meio de palestras e outros meios de divulgação. Foram realizadas nove palestras sobre temas diversificados e utilizado o informativo interno TRT on LINE para gerar a cultura da qualidade de vida. O projeto está alinhado ao planejamento estratégico no tema gestão de pessoas. Além dos dois projetos do TRT-MA, o TRT do Mato Grosso está concorrendo com o Programa de Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho
Para mais informações sobre o Prêmio: http://conecjus.wordpress.com/premio-nacional-educacao-corporativa-no-judiciario/