TRT-MA é finalista do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão é finalista na categoria Projeto Temático da edição 2010 do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, e os vencedores serão premiados nesta sexta-feira (04), em Porto Velho, Rondônia. O TRT-MA concorre com a campanha “Atitude - Multiplicando a Prática de Atitudes Socioambientais”.
No ano passado, o Tribunal foi o vencedor, pela segunda vez consecutiva, na categoria Relacionamento com a Mídia, com o Projeto “Justiça & Imprensa” e também ficou entre os finalistas no projeto temático. Os vencedores serão conhecidos durante o encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, em Porto Velho, de 02 a 04 deste mês. Na ocasião, serão premiadas as melhores iniciativas da comunicação na Justiça Brasileira.
A Campanha Atitude é desenvolvida pela Comissão Ambiental do TRT-MA, em parceria com o Serviço de Comunicação, e compreende uma das ações estratégicas do Tribunal voltadas para a sensibilização do público interno (magistrados e servidores) e externo (comunidade), quanto à importância da adoção de práticas socioambientais responsáveis.
Reciclagem - o lançamento da campanha ocorreu em março do ano passado, com a assinatura de termo de compromisso entre o TRT e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ascamar) para doação de materiais à Associação para reciclagem. Como parte da campanha, em 2009 foram realizadas várias atividades, entre elas, a mostra “Design e Tecnologia a serviço do ambientalismo”.
Houve exposição de equipamentos criados pela Comissão Ambiental como a bicicleta geradeira, katapilha, katamóvel, chave canhão d´água, papeleira ecológica, caneca durável, envelope retornável e a obra “Recicláveis e reutilizáveis: o lixo nosso de cada dia”, que participou do primeiro “Salão de Arte - Talentos do TRT”, no mês de junho.
Este ano, a Comissão Ambiental realizou eventos como o Dia Mundial da Água (22 de março), celebrado pelo TRT com a demonstração de um equipamento com dispositivos utilizados para economizar no uso da água. O Tribunal também tem buscado participar dos movimentos nacionais e internacionais pela preservação do meio ambiente, a exemplo de “A Hora do Planeta” (março).
O Tribunal também destinou este ano cinco toneladas de papel para reciclagem. “Isso significa que evitaremos o corte de 118 árvores, além da economia de água e energia que a reciclagem de papel proporciona”, disse o presidente da Comissão Ambiental, Luiz Pires.
No ano passado, forma recolhidas 10 toneladas, por meio do Programa de Coleta Seletiva de Papel, que desde sua instituição, em 2006, já repassou cerca de 23 toneladas para reciclagem, com a renda destinada às Casas de Apoio “Erosilda Mota” e “Criança Feliz”, do Hospital Aldenora Belo. O programa é desenvolvido pelos Tribunais Regionais do Trabalho e Eleitoral (TRT e TRE) e instituições parceiras.
Título - pelas ações de responsabilidade socioambiental que desenvolve, o TRT-MA recebeu, no mês passado, o título de “Instituição Amiga da Reciclagem”. O certificado foi entregue pelas secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos e de Meio Ambiente de São Luís (Semosp e Semmam). O título é dado a empresas e instituições que contribuem com o projeto “Reciclagem Cidadã” que tem como finalidade destinar os resíduos produzidos por empresas, instituições e comunidades organizadas para a indústria da reciclagem local.
Redação: Asmynne Barbosa (estagiária de Jornalismo) Jornalista Responsável: Edvânia Kátia