TRT-MA é um canteiro de obras
O prédio-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) se transformou em um “canteiro de obras”. A presidenta do tribunal, desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, determinou a realização de vários serviços de reformas em várias instalações do prédio, conforme solicitações feitas pelas unidades, a partir da averiguação das necessidades. Também estão em obras o prédio do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís; o prédio que vai abrigar o Fórum Trabalhista de Imperatriz e outras sedes de varas trabalhistas no interior do estado. Além disso, setores do tribunal têm novas instalações.
Os serviços estão sendo coordenados pela Secretaria de Administração, sob a fiscalização e acompanhamento da Seção de Engenharia do TRT. Conforme a presidenta Solange, as reformas são necessárias e vão proporcionar mais segurança, conforto e bem-estar a magistrados, servidores, terceirizados, estagiários e usuários da Justiça do Trabalho na capital e no interior.
Segundo a Seção de Engenharia, algumas obras já foram concluídas como a reforma do forro da Escola Judicial, no 1º andar do prédio-sede; as reformas dos banheiros do 6º, 4º, 3º e 2º andares. Já foram inauguradas e entregues as novas instalações da Seção de Cerimonial (5º andar), Setor Gráfico (anexo C), restaurantes do Fórum Astolfo Serra e do TRT. Também foram concluídas as obras de reparo e readequação nas calçadas externas do prédio-sede e do anexo C. Estão prontas para inauguração as novas instalações do Setor de Almoxarifado (anexo C).
Outras obras executadas no prédio-sede e anexos - reparos na fachada principal do TRT para retirar infiltração nas áreas onde localizam-se a Diretoria-Geral, Coordenadoria de Gestão Estratégica, Estatística e Pesquisa, Escola JudiciaL, sobreloja e área externa do Plenário do TRT; pintura e revitalização das faixas de demarcação da garagem dos magistrados no prédio-sede; afixação de placas de identificação visual das salas do Anexo C; pintura geral no estacionamento dos magistrados (anexo C); adaptação do forro do Gabinete do desembargador James Magno; recuperação estrutural da sala dos geradores (anexo B); reparo da tubulação de drenagem pluvial do anexo B; pintura geral do prédio-sede e anexo B; reparo na cobertura metálica e impermeabilização da laje do hall da escada do anexo C onde localizam-se a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC); a Seção de Engenharia, e Coordenadoria de Material e Logística (CML); pintura geral da Presidência e Vice Presidência; reforma dos banheiros públicos para Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e readequação dos hall dos elevadores; pintura geral; instalação de equipamentos de som e readequação da infraestrutura do cabeamento da rede elétrica, lógica e som do Plenário; e reparos na casa de bombas do prédio-sede e anexo B.
Obras Fórum Astolfo Serra - reparo das instalações pluviais; reparo do forro de gesso do Centro Jurídico de Métodos Consensuais de Solução de Disputas em São Luís (Cejusc-JT), das 7ª, 5ª, 4ª e 2ª Varas do Trabalho de São Luís, do arquivo do 3º andar, da Seção de Biblioteca e Gestão Documental, e das agências bancárias da Caixa e do Banco do Brasil;pintura e emassamento nas 7ª, 5ª, 4ª, 2ª VT's, Biblioteca, Caixa e Banco do Brasil; retirada e instalação de painel de vidro nos balcões das varas do trabalho da capital; projeto de adaptação de painel de vidro na portaria do Fórum para instalação de equipamento de segurança Raio X; pintura das portas do corredor; execução dos serviços de substituição do revestimento cerâmico da fachada do prédio; execução dos serviços de montagem de maquete do prédio do Fórum e projeto de readequação das vagas do estacionamento do para gestantes, PNE e idosos.
Varas do Trabalho no interior:
VT de Pedreiras - revisão geral da cobertura com substituição de rufos; pintura interna e externa; revisão das instalações elétricas, hidráulica e pluvial; adaptação do estacionamento
VT de Barreirinhas - revisão geral da cobertura com substituição de rufos e impermeabilização; pintura geral e recuperação do forro.
VT de Caxias - reparo no muro.
VT de Timon - revisão na laje de cobertura para sanar problemas de infiltração.
VT de Santa Inês - elaboração de projeto e execução para adaptação do espaço do arquivo para instalação da sala de Convivência; retirada e fechamento dos vãos das caixas de ar condicionados de parede.
VT de Presidente Dutra - revisão geral da cobertura; pintura geral; revisão geral das instalações elétricas e hidráulicas; instalação de grades; readequação das vagas do estacionamento para público externo (idosos, lactantes e PNE); readequação da guarita com instalação de porta; reparos e impermeabilização da marquise.
Fórum Trabalhista de Imperatriz - elaboração de estudo para projeto, adaptação e orçamento para instalação provisória do Fórum na cidade.
VT de Balsas - revisão e reparo na cobertura e na caixa d'água.
VT de Pinheiro - instalação de tubulação e cabeamento para telefone
Obras em andamento - por outro lado, estão em andamento as obras de reformas dos banheiros do 5º e 1º andares; a construção de rampa de acesso próximo ao estacionamento dos desembargadores para facilitar o transporte de materiais de construção e de consumo e permanentes, bem como as obras de reforma da marcenaria (anexo C) e a criação de espaços para terceirizados (anexo B).
Plano Plurianual de Obras - o plano plurianual de obras que alcança mais de uma gestão será reapresentado ao Tribunal Pleno do TRT para votação, com vistas a requerer recursos financeiros junto ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). O plano engloba as obras de maior porte do Tribunal. A presidenta Solange já manteve tratativas com o presidente do TST, ministro João Batista Brito Pereira, a fim de garantir recursos para realizar as obras imprescindíveis ao bom funcionamento da Justiça do Trabalho no Estado. O ministro Brito Pereira assegurou à desembargadora Solange que o TST vai suprir essa deficiência financeira do TRT maranhense para efeitos de promover as reformas necessárias.
Restos de construção - como parte das ações socioambientais, o TRT-MA encaminhou os restos de construção para Ecopontos e para a Associação de Catadores do Maranhão (Ascamar).
Fotos: Ascom e Luiz Pires.
Matéria editada em 18.9.2018, às 16h45.