TRT-MA é um dos vencedores do 7º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

quarta-feira, 9 de Setembro de 2009 - 15:59
Redator (a)
Wanda Cunha
Assessoria de Comunicação do TRT-MA com os demais vencedores do 7º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), pela segunda vez consecutiva, foi o vencedor do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Relacionamento com a Mídia, com o Projeto “Justiça & Imprensa”. A entrega do Prêmio, em sua sétima edição, ocorreu na noite da última sexta-feira (04), no Class Hall, em São Luís, no encerramento do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça (Conbrascom), promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação & Justiça (FNCJ).

A presidente do TRT-MA, desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, participou da solenidade de entrega do Prêmio e destacou a importância do Projeto para a sociedade, desenvolvido pelo Serviço de Comunicação do Tribunal. Na ocasião, o desembargador Américo Bedê Freire foi um dos homenageados, pelo incentivo dado à primeira edição do Conbrascom, realizado em São Luís, no ano de 2000. “A equipe do TRT do Maranhão já estava de parabéns por ter sido indicada em quatro categorias para o Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça. Mesmo com uma equipe pequena, mostramos qualidade das ações desenvolvidas pela Justiça do Trabalho no Maranhão, em concorrência com grandes tribunais do país”, disse a desembargadora. A presidente do TRT destacou que o “Justiça & Imprensa” estimula a disseminação de conceitos sobre direitos sociais, de forma a desenvolver o exercício da cidadania e contribuir com a inclusão social, tempo em que busca despertar nos profissionais da mídia o interesse pela cobertura de temas relacionados aos direitos sociais, especialmente, ao mundo do trabalho. A premiação foi entregue à equipe de comunicação do TRT-MA, formada pelas jornalistas Edvânia Kátia, Suely Cavalcante, Wanda Cunha e Valquíria Santana. A jornalista Edvânia Kátia, chefe do Serviço de Comunicação do TRT-MA, falou que o Justiça & Imprensa não visa apenas um público específico, mas diversos públicos da relação Judiciário-Imprensa, ao desenvolver ações para magistrados, servidores, profissionais da mídia, estudantes e a sociedade de um modo geral. “Este prêmio é dedicado a todos que fazem a Justiça do Trabalho no Maranhão, principalmente aos gestores do TRT do Maranhão, que têm valorizado o trabalho de sua assessoria”, observou.

O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça tem como objetivo valorizar os trabalhos desenvolvidos pelas assessorias de comunicação dos órgãos do Poder Judiciário, Ministério Público e outras instituições ligadas ao judiciário brasileiro. Neste ano, foram inscritos no prêmio 154 trabalhos em 18 categorias. Na categoria Relacionamento com a Mídia, o projeto Justiça & Imprensa do TRT do Maranhão concorreu com os projetos “Relacionamento com a mídia – um compromisso da Justiça do Trabalho do Paraná” (TRT da 9ª Região) e “Centro de divulgação de resultados das eleições 2008” (Tribunal Superior Eleitoral). Além da categoria Relacionamento com a Mídia, o TRT do Maranhão foi finalista ainda nas categorias Endomarketing e Inovação, com o Projeto Banco de Idéias. Na categoria Endomarketing, concorreu com os projetos “Ser Sustentável – campanha para o Meio Ambiente (Procuradoria Geral da República) e Ambientação no MPMG (Ministério Público de Minas Gerais). Na categoria Inovação concorreu com os projetos Campanha contra o Crack (Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul) e Comunicação Acessível – Publicações em Braile (Ministério Público Estadual de Pernambuco) Também foi indicado ao prêmio na categoria Campanha de Comunicação, com o projeto Campanha Atitude: um incentivo à prática de atitudes socioambientais responsáveis, desenvolvido pela Comissão Ambiental do TRT, em parceria com o Serviço de Comunicação. Nesta categoria, o TRT estava concorrendo com a campanha Vota Brasil (TSE) e campanha Começar de Novo (Conselho Nacional de Justiça).

Justiça & Imprensa - O projeto foi lançado em fevereiro do ano passado com o I Concurso de Reportagem da Justiça do Trabalho no Maranhão. O concurso recebeu 18 trabalhos inscritos, cuja premiação foi realizada em 13 de janeiro deste ano, quando houve o lançamento da 2ª edição do Concurso de Reportagem da Justiça do Trabalho no Estado. Sob a coordenação do Serviço de Comunicação do Tribunal, o concurso, que tem como tema Justiça do Trabalho, Cidadania e Inclusão Social, é destinado a profissionais da mídia de todo o país, devidamente habilitados para o exercício profissional, nas categorias jornalismo impresso, radiojornalismo, televisão e fotojornalismo. O projeto, além das duas edições do Concurso de Reportagem, incluiu a edição especial do Jornal da instituição, por meio da qual divulgou informações sobre o prêmio e estreitou o relacionamento do Poder Judiciário com a mídia; Jornal on Line do TRT para divulgação interna do concurso; um hot-site; boletim quinzenal, enviado via e-mail para as redações; panfleto específico do concurso; realização de panfletagem direcionada aos profissionais da mídia; slides temáticos de sensibilização enviados às redações; outdoor da campanha no prédio-sede do TRT; veiculação espontânea de spot na Rádio Universidade; palestras; Mostras Itinerantes da Justiça do Trabalho; entre outros.

Homenagens - Neste ano, o FNCJ comemorou dez anos de fundação. E, como parte de suas comemorações, a instituição homenageou o desembargador do Américo Bedê Freire e o juiz titular da 2a. Vara do Trabalho de São Luís, Saulo Fontes, ambos do TRT-MA; o procurador do Ministério Público do Trabalho, Maurício Pessoa de Lima e o corregedor Geral de Justiça, Jamil Miranda Gedeon Neto, em reconhecimento às suas relevantes colaborações ao Fórum, cuja história foi iniciada em São Luís, em 2000, durante Encontro Brasileiro dos Assessores de Comunicação da Justiça. Dentre os profissionais da comunicação que foram homenageados pela contribuição desenvolvida em prol da comunicação na Justiça Brasileira, a assessora chefa da Comunicação do TRT-MA, Edvânia Kátia, recebeu homenagem especial. Ela foi a primeira presidente do FNCJ e uma das maiores colaboradores do movimento desde sua fundação.

8 visualizações