TRT-MA e Vale vão realizar Ato Público pelo Trabalho Seguro em 15 de fevereiro
O Ato Público pelo Trabalho Seguro em São Luís será realizado na Portaria do Anjo da Guarda, na sede da empresa Vale, em 15 de fevereiro deste ano, e deve reunir cerca de 3 mil trabalhadores. Uma prévia do evento foi apresentada pelo gerente jurídico da Vale no Maranhão, Marcelo Cunha de Oliveira, ao juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), Manoel Lopes Veloso Sobrinho; a gestores do Tribunal e ao secretário de comunicação do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre Gomes Machado, em reunião na empresa, na manhã desta sexta-feira (25). O presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ministro João Oreste Dalazen, participará do evento.
O Ato Público pelo Trabalho Seguro integra o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, iniciativa do TST e do CSJT, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho. O principal objetivo é contribuir para a diminuição do número de acidentes de trabalho registrados no Brasil nos últimos anos.
Além da parceria com a Vale, a intenção do TRT-MA é firmar convênio com o Governo do Estado do Maranhão e com outros órgãos públicos para o desenvolvimento de ações do programa.
Na Vale, o Ato tem como foco o canteiro de obras do PIER IV do Terminal Portuário Ponta da Madeira, mas por insuficiência de espaço físico para acolher os participantes, o evento foi transferido para a Portaria do Anjo da Guarda, onde a área é mais ampla e também pela facilidade de convergência dos trabalhadores para o local.
A presidente do TRT-MA, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, explicou que o canteiro de obras do PIER IV, que será utilizado para o embarque de minério de ferro no Terminal Portuário, foi escolhido para o ato de lançamento do programa pela repercussão social e econômica da obra. Além disso, conforme a desembargadora, a escolha do local ocorreu também em função das ações de prevenção de acidentes de trabalho desenvolvidas pela Vale.
Além da solenidade de abertura, a programação do Ato inclui palestra sobre trabalho seguro, distribuição de material educativo e programação cultural.
Participaram, também, da reunião, o advogado da empresa, Rômulo Nelson Godim de Faria; o diretor-geral do TRT-MA, Júlio César Guimarães; a assessora jurídica da Presidência, Júlia de Souza Gomes, além das servidoras Márcia Belfort Salgueiro (chefe substituta do Cerimonial do Tribunal) e Suely Cavalcante (Seção de Comunicação Social); e Gabriela Ramos, Natália Machado e Clarissa Soares, da Assessoria de Comunicação da Vale.
Fotos: Veruska Oliveira