TRT-MA e varas do trabalho terão programas de saúde ocupacional e prevenção de riscos ambientais
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) vai implantar os programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) nas unidades do tribunal e nas varas trabalhistas da capital e do interior do estado. Para implementação dos programas foi constituída uma comissão por meio da portaria nº 627/2012.
O projeto de implantação do PCMSO e do PPRA tem como gestora a secretária de Gestão Estratégica e Estatística, Stael Cavalcanti Martins de Araújo. Integram a equipe do projeto os servidores Manoel Ricardo Beckman de Jesus e Carlos Alberto Lorenzon (Serviço de Engenharia), Rosely Belo Ribeiro Vieira, Ércio Murilo Sousa Cutrim e Luiz Carlos Pinho de Ribamar (Serviço de Saúde), Tatiana de Morais Lacerda e Silva (Secretaria Administrativa) e Aline Cristina Sales Lobato (Secretaria de Gestão Estratégica)
A implantação dos programas visa também o acompanhamento da Meta 14 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para 2012, que consiste em implementar Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais em, pelo menos, 60% das unidades judiciárias e administrativas, de acordo com as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e instrução normativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A norma nº 7 do MTE estabelece diretrizes para a elaboração e a implementação do PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos trabalhadores e a norma nº 9 dá diretrizes para a elaboração e a implementação do PPRA, visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. Já a norma nº 17 estabelece parâmetros de ergonomia que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Conforme a Instrução Normativa nº 78 do INSS é obrigatória a emissão de Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT) para a comprovação da exposição a agentes nocivos, prejudiciais à saúde ou à integridade física.
Necessidades - o projeto de implantação do PCMSO E PPRA na Justiça do Trabalho do Maranhão tem como objetivo definir as necessidades de recursos e acompanhar as providências necessárias à execução da implementação dos programas, com a criação de banco de dados que possibilite a identificação dos riscos, por função e o endereçamento das medidas preventivas, visando eliminar, neutralizar ou reduzir a níveis mínimos, os riscos ambientais presentes, tornando-os compatíveis com os limites de tolerância exigidos por lei, conforme a resolução nº 84 de 2011 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e das normas regulamentadoras do MTE. Visa também estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade das pessoas frente aos riscos dos ambientes de trabalho.
O projeto está contemplado no planejamento estratégico do TRT-MA, alinhado aos temas Gestão de Pessoas (busca a melhoria do clima organizacional) e Infraestrutura e Tecnologia (garantir a infraestrutura física apropriada às atividades administrativas e judiciais).
Estão previstas no projeto também ações de controle e prevenção de hipertensão arterial, tabagismo, alcoolismo, dependência química, doenças sexualmente transmissíveis, saúde mental, saúde bucal, sobrepeso e obesidade, diabetes, neoplasia, LER/DORT, incentivo à atividade física e à alimentação saudável e campanhas periódicas de vacinação.