TRT-MA elege novos diretor e vice da Escola Judicial

quinta-feira, 26 de Fevereiro de 2015 - 11:01
Redator (a)
Rosemary Araujo
Desembargador Gerson Oliveira, diretor da Escola Judicial.
Desembargador José Evandro, vice-diretor da Escola Judicial.

Na tarde da última segunda-feira (23), em Sessão Administrativa Extraordinária do Tribunal Pleno, foram eleitos os novos dirigentes da Escola Judicial (EJud) do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA). Os desembargadores Gerson de Oliveira Costa Filho e José Evandro de Souza assumem os cargos de diretor e vice-diretor, respectivamente, da unidade responsável pela capacitação de magistrados e servidores da Justiça do Trabalho do Maranhão. 

Por razões de foro íntimo, os atuais diretor e vice da EJud, desembargadores Américo Bedê Freire e Ilka Esdra Silva Araújo, renunciaram aos cargos, cujos mandatos terminariam no fim deste ano. As renúncias geraram a necessidade de novas eleições.

Como proposta para sua gestão na EJud, o novo diretor planeja dedicar-se, prioritariamente, à humanização de servidores e magistrados quando da realização das capacitações. “Como ouvidor que fui, sempre observei que as escolas judiciais estão voltadas a treinamentos de servidores e magistrados pelo aspecto do conhecimento técnico, e tem sido um trabalho muito bem feito. Mas, se não houver uma humanização desses treinamentos, nem magistrados, nem servidores vão suportar essa carga mais adiante. É por isso que vemos muita gente cansada e muitas licenças médicas. Humanizar os treinamentos é meu desafio dentro da Escola Judicial do TRT do Maranhão. O servidor é a minha principal preocupação”.

O desembargador Gerson Oliveira já tomou conhecimento da programação de capacitações que a EJud elaborou para o ano de 2015, e pretende fazer alguns ajustes, de acordo com o planejamento pedagógico em andamento. O magistrado tem planos de trazer nomes de destaque no cenário jurídico nacional para eventos de divulgação da atualização do novo Código de Processo Civil (que entrará em vigor em 1º janeiro de 2016) e da Lei nº 13.015/2014, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em relação ao processamento dos recursos no âmbito da Justiça do Trabalho.

Gerson Oliveira mantém no cargo de coordenador da EJud o juiz Bruno de Carvalho Motejunas (titular da Vara do Trabalho de Bacabal) e, como secretária executiva, a servidora Sílvia Maria Pontes de Castro, pois considera a atual equipe da Escola muito competente e responsável pelo desempenho de um trabalho muito bom.

Quanto ao cargo de presidente que ocupa no Colégio de Ouvidores da Justiça do Trabalho (Coleouv), Gerson Oliveira renunciará ao mandato que findaria em novembro de 2015, mas permanecerá participando como presidente do Conselho Consultivo da entidade.

“A Escola Judicial, a exemplo de outras escolas especializadas, presta-se para formatar o cidadão para o exercício da atividade judiciária, seja ele servidor juiz ou servidor que atua nos serviços parajudiciários”, disse o novo vice-diretor da EJud, desembargador José Evandro. Para o magistrado, a direção de uma escola é tarefa que requer vocação. “Não aprendi a ensinar, mas a me guiar pelos que o fazem com paixão e sei que a cada dia tenho tido a oportunidade de aprender com os que me auxiliam na atividade judiciária e mais ainda agora, pois terei que me aproximar mais da Escola, agora para servi-la. Espero poder contribuir com ideias no sentido de melhorar o desempenho da atividade judiciária aqui entre nós e, quiçá, do Judiciário trabalhista nacional”, finalizou.

Gerson de Oliveira Costa Filho – Maranhense de São Luís, é Bacharel em Direito, Mestre na área de Concentração em Direito Público e Doutor em Direito Público. Foi Conselheiro Estadual Titular da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Maranhão, durante o triênio de 2001/2003 e atuou como advogado na Justiça do Trabalho por mais de 15 anos. Tomou posse como desembargador do Trabalho do TRT-MA em 2001. Exerceu o cargo de vice-presidente e corregedor do Tribunal no biênio 2005/2007 e foi presidente do órgão de junho de 2007 até junho de 2009. Exerceu a presidência da Comissão Permanente de Memória da Justiça do Trabalho no Maranhão. Foi membro do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor). Em abril de 2012, foi eleito, por unanimidade, ouvidor da instituição e, em novembro de 2013, foi reeleito. Possui vários artigos publicados em revistas nacionais e jornais locais. Para saber mais sobre o novo diretor da EJud, clique aqui.
 
José Evandro de Souza – Natural de Fortaleza-CE, é bacharel em Direito formado pela Universidade Federal do Ceará e iniciou suas atividades como Assessor Jurídico do Município de Barro, assim como foi advogado e exerceu diversos cargos na sua cidade natal. Assumiu como Juiz Substituto no TRT-MA em 1990 e foi presidente das então Juntas de Conciliação e Julgamento de Imperatriz, Balsas, Açailândia, Pinheiro, Bacabal, Caxias, Chapadinha-MA e 1ª JCJ de São Luís. Assumiu como Juiz Togado do TRT em 1999 e, no biênio 1999/2001, assumiu o cargo de vice-presidente do Tribunal. Em maio de 2003, foi eleito, por unanimidade, presidente do TRT-MA, onde permaneceu até o junho de 2005. Para saber mais sobre o novo vice-diretor da EJud, clique aqui.
 

 

9 visualizações