TRT-MA elege novos dirigentes para o Biênio 2020-2021

terça-feira, 8 de Outubro de 2019 - 15:11
Redator (a)
Rosemary Araujo
Sessão Administrativa de eleição dos novos dirigentes do TRT-MA.
Tribunal Pleno. Ao centro, a presidenta do Tribunal, desembargadora Solange Castro Cordeiro, ladeada pelos dirigentes eleitos, presidente Américo Bedê (à esquerda) e vice-presidente e corregedor José Evandro (à direita), e demais desembargadores.

Na manhã desta terça-feira (8/10), o Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) elegeu, por aclamação, os desembargadores Américo Bedê Freire e José Evandro de Souza, para os cargos de presidente e vice-presidente e corregedor, respectivamente. A Sessão Administrativa da eleição foi realizada na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, localizada no prédio-sede do TRT-MA, na Areinha. Os eleitos serão os novos dirigentes do Tribunal no Biênio 2020-2021. 
Os integrantes do Pleno também elegeram, por aclamação, a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva para o cargo de ouvidora, o desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho como ouvidor substituto, a desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo como diretora da Escola Judicial (EJud16) e o desembargador James Magno Araújo Farias como vice-diretor da Escola Judicial. O juiz Paulo Fernando da Silva Santos Júnior (substituto da 5ª Vara do Trabalho de São Luís) foi reconduzido como coordenador da EJud16. O juiz auxiliar da Presidência será Manoel Joaquim Neto (titular da Vara do Trabalho de São João dos Patos).
A desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, presidenta do TRT-MA, parabenizou os eleitos, desejando-lhes uma profícua e exitosa administração.  O desembargador Américo Bedê agradeceu a aprovação da sua indicação para o cargo de presidente e disse que pautará sua gestão na fé e na união, principalmente, para superar as dificuldades que surgirem. O vice-presidente e corregedor eleito, desembargador José Evandro, colocou-se à disposição do presidente eleito, para trabalhar em prol do sucesso do Tribunal e na preservação de seu bom nome institucional. 
Os novos dirigentes eleitos receberam manifestações públicas dos demais desembargadores Gerson de Oliveira Costa Filho, Márcia Andrea Farias da Silva, Ilka Esdra Silva Araújo, Luiz Cosmo da Silva Júnior e James Magno Araújo Farias, que compõem o Tribunal Pleno da 16ª Região. Durante a Sessão, os integrantes da Corte do TRT-MA reafirmaram a importância de manter a unidade e a harmonia em apoio à nova administração do Tribunal, bem como o fortalecimento da Justiça do Trabalho, em vista das restrições orçamentárias dos próximos anos. Eles também fizeram pronunciamentos de compromisso e apoio aos novos dirigentes. O procurador do Ministério Público do Trabalho da 16ª Região (MPT-MA) Maurício Pessoa Lima também parabenizou os eleitos. 
Novos dirigentes do Tribunal 
Américo Bedê Freire - atual decano do TRT-MA, é natural de Belém (Pará). Ingressou na magistratura em 15/5/1990, após concurso público para juiz do trabalho substituto do TRT da 16ª Região. Tomou posse como juiz togado do TRT em 19/3/1999. Foi presidente do TRT-MA no Biênio 1999-2001 e vice-presidente no Biênio 2001-2003. Eleito, exerceu o cargo de presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 16ª Região (AMATRA XVI), no Biênio 1992-1994. Foi aprovado no concurso para professor da Faculdade Federal do Pará, na cadeira de Direito Administrativo e nos concursos para Procurador Autárquico do INSS, Fiscal do Trabalho e Advogado do Banco da Amazônia (BASA), tendo exercido o cargo de advogado do BASA de 1979 a maio de 1990.
José Evandro de Souza - atual ouvidor do TRT-MA, é natural de Fortaleza (Ceará). Bacharel em Direito formado pela Universidade Federal do Ceará (1980), iniciou suas atividades como Assessor Jurídico do Município de Barro, de 1982 a 1984. Foi advogado do Município de Fortaleza, de 1985 a 1986, e Chefe do Serviço de Exame de Documentos na Procuradoria-Geral do Município, de 1987 a 1988. Foi, ainda, Coordenador Chefe da Procuradoria Jurídica do Instituto Dr. José Frota (Autarquia Municipal - Hospital de Emergência de Fortaleza), de 1989 a 1990. Assumiu como Juiz Substituto no TRT da 16ª Região em 3/12/1990. Como Juiz Substituto, ocupou as Presidências das então Juntas de Conciliação e Julgamento (JCJs) de Imperatriz, Balsas, Açailândia, Pinheiro, Bacabal e Caxias. Foi promovido em dezembro de 1993 como Juiz do Trabalho Presidente, à época, da JCJ de Chapadinha-MA e depois removido para a Presidência da então 1ª JCJ de São Luís, em fevereiro de 1997. Assumiu como Juiz Togado do TRT em maio de 1999 e, no Biênio 1999-2001, foi Vice-Presidente do Tribunal. Em maio de 2003, foi eleito, por unanimidade, presidente do TRT-MA, tendo sido empossado no cargo de presidente no dia 27 de junho de 2003, onde ficou até o dia 24 de junho de 2005. Foi vice-diretor da Escola Judicial no Biênio 2016-2017. 

 

90 visualizações