TRT-MA empossa novos dirigentes e entrega comendas a autoridades
terça-feira, 16 de Junho de 2009 - 14:30
Redator (a)
Wanda Cunha
Des. Márcia Andrea será empossada no cargo de presidente do TRT-MA
Des. Ilka Esdra será empossada nos cargos de vice-presidente e corregedora do TRT-MA
Os novos dirigentes do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) tomam posse no próximo dia 19 (sexta-feira) para o biênio 2009/2011. Assumem os cargos de presidente e vice-presidente e corregedora, respectivamente, as desembargadoras Márcia Andrea Farias da Silva e Ilka Esdra Silva Araújo. A solenidade de posse vai ocorrer às 18h30, na Sala de Sessões do Tribunal Pleno, na sede do TRT, bairro Areinha. Antes, às 17h30, será realizada, no auditório Juiz Ari Rocha, a cerimônia de entrega da Comenda da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho a juristas e personalidades que se destacaram no Direito Trabalhista ou prestaram relevantes serviços à Justiça do Trabalho do país.
A solenidade de posse dos novos dirigentes será presidida pelo desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, presidente do TRT-MA, que dirige o Tribunal desde junho de 2007. Participarão da solenidade magistrados trabalhistas, advogados, servidores da Justiça do Trabalho, representantes do Ministério Público e demais autoridades convidadas, além das personalidades que receberão a Comenda da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho.
A programação relativa à posse terá início na manhã de sexta-feira (19), com a celebração de culto às 9h, no auditório Juiz Ari Rocha (sede do TRT).
Novos dirigentes
Márcia Andrea Farias da Silva formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão. Atuou desde o início de sua vida acadêmica na esfera trabalhista. Por meio de aprovação em concursos públicos, foi Auxiliar Judiciário e Técnico Judiciário - Área Fim do TRT-MA. Foi aprovada em concurso público para provimento do Cargo de procurador do Trabalho, realizado pelo Ministério Público da União. Como membro do Ministério Público do Trabalho, coordenou a CODIN (Coordenadoria de Defesa dos Interesses Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos); ex-integrante, desde sua instalação, da Coordenadoria Nacional para a Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação de Discriminação; da Coordenadoria Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e do Núcleo de “Trabalho Portuário”. Foi articuladora e auxiliadora na Fundação do Fórum Estadual de Proteção ao Meio Ambiente do Trabalho no Maranhão. Participou de outras entidades representativas. Concorreu à vaga do quinto constitucional reservada ao Ministério Público do Trabalho para composição do Tribunal, que se encontrava sem representante há quase 10 anos. Tomou posse em 12 de dezembro de 2003. Atualmente é vice-presidente e corregedora do Tribunal.
A desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo é maranhense de Caxias. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Maranhão e em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão, é mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Ingressou na Magistratura do Trabalho Maranhense em 1994, no cargo de juíza do Trabalho substituta. Assumiu a Presidência da então Junta de Conciliação e Julgamento de Imperatriz (MA); assumiu ainda a titularidade das Varas do Trabalho de Bacabal, Chapadinha e 2ª VT de São Luís. Em 2005, foi nomeada pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, pelo critério de merecimento, ao cargo de Desembargadora Federal do Trabalho do TRT-MA. Em 2006, foi designada pela Presidência do TRT para ocupar o cargo de primeira Ouvidora do Judiciário Trabalhista no Maranhão.
Comenda da Ordem Timbira do Mérito Judiciário do Trabalho
A comenda foi instituída pela Resolução Administrativa nº 042, de 14 de março de 1990, e é entregue a cada dois anos por ocasião da posse do presidente e vice-presidente do TRT-MA. Os homenageados são indicados pelo Conselho da Ordem, que é composto pelos desembargadores do Tribunal. A Ordem possui os graus de condecorações Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Cada membro do Conselho pode indicar até três nomes.
Neste ano serão homenageados, no grau corresponde a grande-oficial, o senador Edison Lobão Filho; o deputado federal Joaquim Washington Luiz de Oliveira; o senhor José Antônio Figueiredo de Almeida Silva; o desembargador Raimundo Freire Cutrim e o senhor Ronald Augusto Furtado Sarney Costa.
Também receberão a comenda, no grau correspondente a comendador, os senhores Carlos Sebastião Silva Nina e Cláudio Donizete Azevedo; o secretário estadual José Roberto Costa Santos; desembargador Marcelo Carvalho Silva; prefeita Maria do Socorro Almeida Waquim; promotora Mariléa Campos dos Santos Costa e o secretário de Estado Sérgio Victor Tamer.
Serão condecorados, no grau correspondente a oficial, os servidores Antônio José Silva Ferreira, Célia Cristina Nunes Muniz, Domingos Carlos dos Santos Netos, Elizabeth do Carmo Salgado Leite Menezes e Rosinalva Vasconcelos Coelho; Bruno Araújo Duailibe Pinheiro; coronel Francisco Pereira Caetano; os juízes do Trabalho Manoel Lopes Veloso Sobrinho, Mário Lúcio Batigniani e Paulo Sérgio Mont’Alverne Frota.
Serão homenageados pelos méritos funcionais, no grau correspondente a cavaleiro, os servidores Raimundo da Conceição Costa Lindoso e Tânia Maria Matos Brito.