TRT-MA encerra programação do Dia do Servidor com bate-papo e homenagens
O Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região encerrou nessa quinta-feira (27/10), as programações em homenagem ao Dia do Servidor Público que é comemorado hoje, dia 28 de outubro. Foram 3 dias de atividades dedicadas às servidoras e servidores do Tribunal. A programação de encerramento contou com um bate-papo sobre vulnerabilidade com a fisioterapeuta Patrícia Bogéa de Matos, apresentação do grupo de chorinho Instrumental Pixinguinha e um coquetel.
Ao abrir o evento, a diretora-geral do TRT-MA, Fernanda Cristina Muniz, falou sobre o grande privilégio de ser servidora e como a dedicação de todos é imprescindível para o crescimento da instituição. Fernanda encerrou sua participação lendo o poema “Depois de tudo” do autor Fernando Pessoa e explicou que o escolheu para o momento por que ele reflete o desafio do pós-pandemia, quando é necessário que cada integrante do corpo funcional se reinvente, em todos os sentidos da vida.
Após a abertura, a fisioterapeuta Patrícia Bogéa iniciou refletindo sobre o significado da palavra “servidor”, da qual o radical provém da palavra “servir”. Direcionando-se às servidoras e servidores presentes no evento ela questionou: “O que é mais brilhante do que servir, estar a serviço? Vocês ocupam uma função cujo radical já tem a essência. Então, parabéns a todos vocês servidores.”
Dando início a exposição, Patrícia falou sobre a importância de cada pessoa aceitar sua vulnerabilidade, e alertou sobre os perigos de omitir, ofuscar a vulnerabilidade. Ela convidou todos a se permitirem ser vulneráveis, pois aceitação das vulnerabilidades contribui para a pessoa ir além de suas crenças errôneas e limitantes, buscando a autotransformação.
Durante o momento, a palestrante buscou desenvolver dinâmicas de relaxamento e meditação. Os servidores participaram diretamente de cada momento, contribuindo com suas opiniões e reflexões pessoais sobre o assunto.
Ao final da palestra, todos participaram de uma dinâmica que consistia em fazer um origami em formato de coração e colocar dentro dele um pedaço de papel onde cada um deveria escrever uma vulnerabilidade pessoal. Posteriormente cada origami foi recolhido e redistribuído aos participantes, de modo que cada um recebeu um coração diferente do seu. O objetivo da atividade era refletir sobre a vulnerabilidade do outro e compartilhar com os demais sobre a experiência.
Ao concluir o momento, a palestrante agradeceu a oportunidade e parabenizou pelo envolvimento de todos.
Homenagem
A programação encerrou com uma homenagem à servidora Conceição de Maria Costa Muniz, lotada no Setor de Arquivo Geral do Tribunal, que está se aposentando. A diretora-geral, Fernanda Muniz, parabenizou a servidora pelos 39 anos de contribuição ao serviço público. “São 39 anos servindo à sociedade”, destaca ela.
O chefe da unidade, Antônio José Abreu Gomes, também engradece a atuação de Conceição no setor e destaca o empenho dela nos trabalhos que envolvem a restauração de processos. “Conceição não só passou pelo Tribunal, ela se fez presente, nas tarefas, nas atividades desenvolvidas […] Nós temos a melhor restauradora do nosso Tribunal até hoje!”, afirmou ele.
As atividades em homenagem às servidoras e servidores do TRT-MA, encerraram com um coquetel no hall de entrada do auditório Ari Rocha e apresentação do grupo de chorinho, Instrumental Pixinguinha, tocando clássicos desse estilo musical.