TRT-MA está implantando datacenter reserva no Fórum Astolfo Serra para garantir que sistemas de TI permaneçam operantes

sexta-feira, 15 de Março de 2019 - 15:44
Redator (a)
Suely Cavalcante
Obras de implantação do datacenter reserva estão em andamento no FAS
Trabalhadores puxando equipamentos do datacenter

O datacenter reserva está sendo implantado no 4º andar do Fórum Astolfo Serra, sede das Varas do Trabalho de São Luís, com a finalidade de garantir a continuidade de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), especialmente diante de qualquer incidente ou desastres de pequenas ou grandes proporções que envolvam o ambiente computacional presente no datacenter principal localizado no prédio-sede. A implantação deverá ser concluída em junho deste ano.
Para a presidenta do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargadora Solange Cristina Passos de Castro Cordeiro, a implantação do datacenter é prioridade por se tratar de uma medida necessária para a manutenção da segurança das informações no Sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJe) e de outros sistemas de processos eletrônicos. O recurso para implantação do datacenter foi descentralizado do Tribunal Superior do Trabalho/Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
Segundo Cláudio Henrique Carneiro Sampaio, coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicações (CTIC) do TRT-MA, a medida atende à Resolução 211/2015 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que instituiu a Estratégia Nacional de Tecnologia da Informação e Comunicação do Poder Judiciário (ENTIC-JUD), cuja meta é promover a melhoria da governança, da gestão e da infraestrutura tecnológica no âmbito do Poder Judiciário. 
Ele disse que algumas das vantagens advindas da implantação do datacenter reserva são a ampliação do tempo de disponibilidade dos sistemas de informação e o atendimento jurisdicional, com o consequente aumento da produtividade; redução do tempo de paralisações dos sistemas computacionais e aumento da segurança das informações e dos ativos de informática; garantia de implantação dos sistemas de processos eletrônicos como o PJe, reduzindo significativamente o risco de perda de informações; bem como a garantia de alta disponibilidade dos serviços de TI e da continuidade dos serviços do TRT em caso de sinistro.
Conforme ele explicou, a correta implantação da solução de continuidade dos serviços de TIC reduz o risco associado aos serviços que dependem dos equipamentos que estão instalados no ambiente primário, no prédio-sede, aumentando a disponibilidade de suas aplicações, sobretudo do PJe.
Além disso, busca garantir a manutenção dos serviços, através da implantação de solução de tolerância a falhas físicas e lógicas em ambiente seguro, haja vista que a falta de um ambiente reserva poderá acarretar a paralisação dos sistemas por um tempo elevado devido à dificuldade de recuperação e ativação do ambiente, em caso de sinistro ou falha grave no sítio principal.
A secretária de Administração do TRT-MA, Sílvia Maria Pontes de Castro, disse que a instalação do datacenter no Fórum Astofo Serra trará um ganho na segurança de armazenamento dos sistemas de informação do TRT 16. Ela explicou que a implantação no 4º andar do FAS foi decidida após reunião com equipe da CTIC. “Em reunião com a CTIC, vislumbramos que a referida instalação no 4º andar do prédio do Fórum traria maior celeridade no prazo de conclusão dos serviços de instalação e mais segurança e conforto para os usuários do Fórum, já que as obras, no último andar, minimizam os ruídos e incômodos naturais de um serviço de engenharia. Além de que, posteriormente, viabilizará melhoria na manutenção e na própria segurança da datacenter".

7 visualizações