TRT-MA faz premiação do Concurso de Reportagem

terça-feira, 22 de Outubro de 2013 - 14:48
Redator (a)
Rosemary Araujo
Revisor (a)
Rosemary Araujo
Troféus, Wanda Cunha, desembargadora Ilka Esdra e menções honrosas.
Premiados.

O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) realizou, na tarde desta segunda-feira (21), no auditório da Escola Judicial, a solenidade de entrega da premiação aos vencedores do III Concurso de Reportagem da Justiça do Trabalho no Maranhão. Com o tema “Justiça do Trabalho, Cidadania, Direitos Sociais e Inclusão Social”, o Concurso concluiu sua terceira edição, da qual participaram 33 trabalhos. Foram pagos R$21.500 mil aos vencedores das categorias televisão, jornalismo impresso, radiojornalismo, fotojornalismo e estudante.

A chefe da Seção de Comunicação do TRT, jornalista Wanda Cunha, parabenizou os premiados e agradeceu à Comissão Julgadora, cujo critério de julgamento contribuiu para elevar o conceito do  Concurso. Referindo-se ao reconhecimento da importância do Concurso para o TRT e para a sociedade, considerou: “O Concurso já se tornou uma tradição; conquistou dois prêmios no Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, na categoria Relacionamento com a Mídia, demonstrando o seu compromisso em criar canais de diálogo com a sociedade, para a construção de uma consciência crítico-coletiva. Além de aproximar a Justiça do cidadão, o concurso permitiu que as reportagens apresentadas colocassem em debate os problemas por que passam os trabalhadores, em especial no Maranhão. Cada matéria demonstra a importância da Justiça do Trabalho para a sociedade, de forma a contribuir não apenas para a garantia dos direitos trabalhistas, mas, acima de tudo, para a garantia da dignidade da pessoa, o principal e mais amplo princípio constitucional.” 

“A vontade dos dirigentes desta casa tem sido ampliar os canais por meio dos quais a Justiça do Trabalho no Maranhão possa manter comunicação com a sociedade, para que ela (a sociedade) visualize e reconheça a importância desta Justiça Especializada para assegurar os seus direitos e melhorar a qualidade de vida da população. E nada disso seria possível sem essa relação com a mídia, com vocês, que fazem a comunicação no Estado do Maranhão, que bem sabem traduzir a linguagem do Judiciário para a linguagem do povo.” Assegurou a presidente do Tribunal, desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, para, em seguida, entregar o troféu e o certificado ao repórter Francisco Carlos e à editora Mieko Wada, do jornal O Imparcial, pela matéria “Trabalhadores Invisíveis”, ganhadora do prêmio na categoria Jornalismo Impresso.

Na categoria Radiojornalismo, a vencedora foi a reportagem “Trabalho Escravo no Maranhão”, do repórter Barack Fernandes, que, juntamente com a editora Alcinéia Gomes, da Rádio São Luís, recebeu a premiação das mãos do juiz titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas, ora auxiliando a Presidência, Manoel Lopes Veloso Sobrinho.

“Trabalho Escravo – Cativeiro das Almas”, do repórter Sidney Pereira, foi a reportagem vencedora da categoria Telejornalismo. O presidente da Associação dos Magistrados Trabalhistas da 16ª Região (AMATRA XVI), juiz Carlos Gustavo Brito Castro, fez a entrega da premiação ao cinegrafista Elson Paiva e à editora Eveline Cunha, da TV Mirante.

Na categoria Fotojornalismo, venceu a fotografia “Procura-se Emprego”, do repórter fotográfico Pedro Biaman Prado, do jornal O Estado do Maranhão. O diretor do Foro Astolfo Serra e titular da 3ª VT de São Luís, juiz Paulo Sérgio Mont’Alverne Frota, fez a entrega do prêmio.

A reportagem “Justiça em Casa”, publicada no jornal O Imparcial, foi a vencedora na categoria Estudante. Júlio César Guimarães, diretor geral do TRT-MA, fez a entrega do prêmio à autora do trabalho, Heloísa Vasconcelos.

Na solenidade, também foram agraciadas com certificados de menção honrosa as reportagens: “Os Dias na Vida”, da repórter Sandra Viana e do fotógrafo Neidson Moreira, publicada no jornal O Imparcial; “Trabalho Escravo no Maranhão”, da jornalista Waldylena Gylles, veiculada na Rádio Universidade FM; e “Deficientes no Mercado de Trabalho”, do repórter Barack Fernandes, veiculada na Rede TV/TVN. O secretário-geral da Presidência, José Valdionor Costa dos Santos, e o assessor administrativo da Presidência, Sérgio Martins de Araújo, fizeram a entrega das menções honrosas. 

Concurso de Reportagem da Justiça do Trabalho no Maranhão – Iniciativa do TRT-MA que, além de estreitar o relacionamento da instituição com a mídia, permite levar à sociedade informações sobre os direitos do trabalhador, bem como mostrar a importância das atividades do Tribunal em prol da sociedade. O prêmio de reportagem é uma das ações do Projeto Comunicação & Justiça, desenvolvido pela Seção de Comunicação Social, e está contemplado no planejamento estratégico do TRT-MA 2010/2014, no tema política institucional. A Comissão Julgadora foi composta pelo jornalista Mauro Muniz, servidor da 4ª Vara do Trabalho, que representou o TRT-MA; pelos professores Francisco Gonçalves da Conceição, doutor em Comunicação e Roseane Arcanjo Pinheiro, mestre em Comunicação e coordenadora do curso de Comunicação do Campus de Imperatriz, da Universidade Federal do Maranhão. Pelo cineasta e professor Francisco Colombo, jornalista integrante da Assessoria de Comunicação do Ministério Público Estadual e professor da Faculdade São Luís.

 

Fotografias: Thyago Polary.

 

 

20 visualizações