TRT-MA: gabinete do desembargador Luiz Cosmo adota medidas sustentáveis para a redução de custos
O desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), e os servidores do seu gabinete já estão cumprindo algumas das medidas estabelecidas pelo Plano de Logística Sustentável (PLS) do TRT-MA para reduzir custos. O gabinete, que foi reformado recentemente, foi adaptado para aproveitar recursos naturais como a luz solar, e assim diminuir consumo de energia elétrica, por exemplo. Segundo Raimundo da Conceição Costa Lindoso, assessor do desembargador Luiz Cosmo, o gabinete vem realizando uma gestão de recursos, que se destaca pelo baixo consumo em energia, água, papel e descartáveis.
A iniciativa foi elogiada pelo engenheiro Marcelo Henrique Bandeira Costa de Alencar, chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TRT-MA. A unidade é responsável pela implementação do Plano de Logística Sustentável, instituído pela Portaria do Gabinete da Presidência nº 1187/2015. Conforme Marcelo, para diminuir o consumo de energia elétrica, o gabinete aproveita bem a luz solar. Por isso, sempre que possível, as cortinas são abertas para iluminar o ambiente com a luz natural e as luminárias utilizadas são desligadas completamente à medida que os servidores vão cumprindo sua carga horária e deixando o ambiente de trabalho.
Outra boa atitude é o desligamento do monitor quando o computador não estiver sendo usado, pois mais da metade do consumo de energia do computador decorre do uso do monitor. A determinação é que os servidores desliguem o monitor sempre que necessitarem sair da mesa de trabalho por um longo período ou configurem a máquina para efetuar o desligamento automático após um período de inatividade.
Também está sendo feito o uso racional do ar condicionado. Dessa forma, ficou estabelecido, que o ideal é manter a temperatura entre 22°C a 24°C, dependendo do clima externo. Isto porque, conforme informações do Eco Desenvolvimento, plataforma de comunicação online especializada em sustentabilidade, quanto menor a temperatura do termostato, maior o consumo energético, uma vez que a diminuição da temperatura pode aumentar o consumo em até 7% por grau de redução de temperatura. Além disso, existe a determinação para o desligamento dos aparelhos de ar condicionado sempre que os servidores se ausentarem do ambiente refrigerado. E, no final do expediente, os servidores do gabinete fazem a vistoria para confirmar o desligamento das lâmpadas, aparelhos de ar condicionado e dos equipamentos, inclusive os aparelhos eletrônicos que possam estar conectados ao computador.
Para consumir menos água, a atitude é limitar o consumo com a adoção de procedimentos simples com fechar as torneiras quando estiver ensaboando as mãos ou escovando os dentes.
O consumo de papel foi reduzido com o uso de dispositivos para assinatura digital. Como todos os servidores têm assinatura digital, a remessa de memorandos, ofícios e outros expedientes do setor é efetuada digitalmente, pelo malote digital e e-mail, o que dispensa a impressão dos documentos. Mesmo quando há necessidade de impressão, o gabinete faz reaproveitamento de papéis. O arquivo de correspondências do gabinete é digital.
O uso de copos descartáveis foi eliminado pelo gabinete. O desembargador e os servidores adotaram canecas, copos de vidros e garrafas squeeze. Com a reforma do gabinete, foi instalada uma pequena copa, com pia, onde são higienizados as canecas, os copos e as garrafas utilizadas durante o dia. Aliás, Marcelo lembrou que as medidas de sustentabilidade adotadas no gabinete do desembargador Luiz Cosmo foram destacadas em reportagem exibida pela TV Mirante, no JM TV 2ª edição, veiculado em 26 de janeiro deste ano. Clique aqui para assistir à matéria.
PLS - o Plano de Logística Sustentável do TRT-MA é composto por planos de ações e painel de indicadores, contemplando temas como a gestão do uso sustentável dos materiais de consumo, a gestão da impressão de documentos, a gestão do consumo e gasto com energia elétrica, a gestão do consumo e gasto com água e esgoto, a gestão de coleta seletiva e de resíduos sólidos, a gestão da qualidade de vida no ambiente de trabalho, dentre outros. O PLS foi lançado em 18 de janeiro deste ano, durante solenidade de abertura do Ano Judiciário do TRT-MA, realizada no Auditório Juiz Ari Rocha.