TRT-MA homenageia magistradas, servidoras, terceirizadas e estagiárias no Dia Internacional da Mulher
Ao abrir o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na manhã desta quarta-feira (8), no Auditório Professora Maria da Graça Jorge Martins, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), desembargador James Magno Araújo Farias, disse que 8 de março é um dia para ser celebrado por sua representação histórica de uma conquista feminina. Ele lembrou que a data foi instituída em reconhecimento à luta de 129 tecelãs de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque que morreram queimadas no dia 8 de março de 1857, após paralisação para reivindicar redução de jornada de trabalho, igualdade de salário com os homens. Segundo James Magno, a data ficou marcada como um dia de consciência, pela importância da mulher, pela importância da igualdade numa sociedade democrática e, principalmente, da inclusão.
"Então, que o 8 de março não seja marcado apenas como um dia de festa, mas como um dia de memória pelas mulheres que lutaram pela igualdade feminina, e as mulheres merecem todas as homenagens pela sinceridade, percepção do mundo, pela capacidade de ver continuidade na humanidade que trazem no ventre, então com essa singela homenagem da administração do tribunal quero desejar a todas vocês um grande dia da mulher, dia de felicidade, de luta, e principalmente, dia de justiça", ressaltou.
Em seguida, o presidente deu as boas-vindas e apresentou a palestrante Márcia Nadler, Personal Organizer ou Especialista em Organização, que ministrou o workshop "Dicas Práticas para Organizar sua Rotina Doméstica". Márcia disse que a organização muda hábitos e comportamentos e contribui para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ela explicou que o personal organizer surgiu em 1985, nos Estados Unidos, e em 2004, no Brasil. Ela explicou, ainda, que o trabalho desse profissional é inspirar as pessoas a se organizarem e mudarem suas vidas. "À medida que eu me organizo, sobra tempo para conviver com a família, estudar, enfim, desenvolver atividades que me possibilitam ter qualidade de vida", frisou.
Para Márcia, organizar é criar sistemas que facilitem o dia a dia. "As pessoas perdem muito tempo com a desorganização doméstica", observou. Ela ressaltou que organizar é funcional, prático, lógico, racional e personalizado, e diminui o estresse, evita desperdício de tempo e dinheiro, e ajuda a ganhar tempo para aproveitar a vida. O contrário disso, isto é, a desorganização, é prejudicial e atrapalha a vida.
Durante o workshop, Márcia compartilhou dicas para se chegar à organização, que tem como ponto de partida perguntas como "é indispensável organizar"? e "qual a minha prioridade"?. Uma dica importante, conforme Márcia, é iniciar o trabalho por partes e ambientes que dão mais trabalho. Outras dicas práticas sugerem o desapego e descarte do que não está sendo utilizado; eliminação do desnecessário para dar lugar a outros; formar equipes de trabalho, isto é, família trabalhar unida; e o planejamento diário, mensal e anual das atividades.
No final, Márcia disse que organizar significa também botar cada coisa em seu lugar e esquecer a perfeição, pois "precisamos de tempo para a família e para curtir a vida", concluiu.
Márcia Nadler é paraense, gestora em Recursos Humanos; especialista em Marketing e em organização residencial e empresarial pela OZ Organize de São Paulo. Atua desde 1999 como Personal Organizer.
Café da manhã - a homenagem às mulheres da Justiça do Trabalho no Maranhão (magistradas, servidoras, terceirizadas e estagiárias) foi iniciada com um café da manhã, servido na sala de coffee-break da Escola Judicial do TRT.