TRT-MA implanta sistema de automação de salas de audiências
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargadora Kátia Magalhães Arruda, lança na próxima segunda-feira (30) o Sistema de Automação de Salas de Audiências- AUD. O lançamento será às 8h30, nas 1ª e 6ª Varas Trabalhistas de São Luís, com a presença de magistrados, advogados e servidores.
O novo serviço permite a confecção da ata no transcorrer da audiência com o acompanhamento dos advogados através da tela do computador, dando maior celeridade às sessões. A presidente do TRT-MA disse que o AUD é um dos projetos do Sistema Integrado de Gestão da Informação da Justiça do Trabalho (SIGI) que visa a interligação de toda a Justiça do Trabalho do país por meio da informática. O SIGI é fruto do trabalho conjunto dos TRT´s e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), com a consultoria do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).
A desembargadora esclareceu que o sistema de automação das salas de audiências será instalado gradativamente nas demais Varas da capital e nas VT´s do interior do Estado. A primeira versão foi desenvolvida pelo TRT da 10ª Região (DF). O diretor de Informática do TRT-MA, Ary Arruda Gomes de S. Filho, afirmou que cada sala de audiência terá um computador interligado em rede com o sistema de acompanhamento processual da primeira instância, que fornece informações sobre o processo em audiência.
O sistema inclui também três monitores LCD de 15 polegadas, destinados ao juiz, ao chefe de audiência e aos advogados das partes. Experiência – Em caráter experimental, o sistema de automação foi implantado pelo juiz substituto Rodrigo Samico Carneiro nas Varas do Trabalho de Estreito e na 1ª e 6ª VT´s da capital, em outubro do ano passado. O magistrado coordena o Sistema AUD na Justiça do Trabalho no Maranhão e foi responsável pelo treinamento dos juízes e servidores para a instalação do sistema na fase de teste. Rodrigo Samico explicou que a automação das salas de audiências, além de dar maior celeridade às sessões nas Varas Trabalhistas, permite a correção imediata de erros de digitação, elimina a possibilidade de inserção de dados incorretos relativos ao processo em pauta e garante maior transparência na elaboração da ata. Facilidades – O servidor da Diretoria de Informática, Rafael de Sousa Neto, responsável pelo AUD, explicou que o sistema disponibiliza formulários que representam as principais situações jurídicas. Nos formulários são inseridos textos definidos pelos magistrados que podem, durante a audiência, ser modificados de acordo com entendimento do juiz. O AUD foi desenvolvido para oferecer rapidez e confiabilidade, proporcionando satisfação ao chefe de audiência, pela facilidade de uso e variedade de recursos; ao juiz, pela possibilidade de automatização e personalização de documentos; e ao cidadão, por propiciar mais comodidade e celeridade no atendimento.