TRT-MA inicia implementação de gerenciamento de rotinas pelo Serviço de Comunicação
segunda-feira, 28 de Dezembro de 2009 - 14:07
Redator (a)
Edvânia Kátia
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região iniciou pelo Serviço de Comunicação a implementação de META 6 do planejamento estratégico do Poder Judiciário. Segundo determinação do Conselho Nacional de Justiça, todos os tribunais do país devem “capacitar o administrador de cada unidade judiciária em gestão de pessoas e de processos de trabalho para a imediata implantação de métodos de gerenciamento de rotinas”.
De 21 a 23, a equipe responsável pela política institucional da Justiça do Trabalho do Maranhão está participando do workshop “Otimização de Rotinas”, que visa a capacitação em gestão de processos. A equipe optou pela participação integral, embora a Meta 6 seja focada apenas nos gestores. O treinamento foi aplicado pela servidora Rosely Belo Ribeiro Vieira, servidora do TRT do Maranhão, especialista em Educação à Distância e integrante do Comitê Gestor de Educação à Distância do Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
A equipe do Serviço de Comunicação partiu do Manual de Normas e Procedimentos adotado pelo setor desde 2005, resultado do trabalho acadêmico de Susanne Martins Sousa. Na monografia “Comunicação Dirigida na Justiça do Trabalho do Maranhão: Confecção de um manual de normas e procedimentos para a Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região”, a estudante da Universidade Federal do Maranhão apresentou um conjunto de normas e procedimentos que deveriam ser adotados pela assessoria para a melhoria do relacionamento da assessoria com os diversos públicos da Justiça do Trabalho do Maranhão. “Agora, a proposta é aperfeiçoar o que já existe, alinhando os processos ao planejamento estratégico recentemente aprovado para a Justiça do Trabalho do Maranhão”, afirmou Rosely Belo Ribeiro Vieira.
A base para a consolidação da missão levou também em consideração a missão, visão e valores do novo mapa estratégico do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão, bem como as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Comunicação, os produtos, os mercados, a identidade e a ênfase. A equipe decidiu apostar na credibilidade como identidade e que a inovação e melhoria contínua devem ter ênfase nos projetos que serão desenvolvidos, a partir do plano plurianual que será colocado em prática pela Justiça do Trabalho do Maranhão a partir de janeiro de 2010.
A equipe do Serviço de Comunicação está montando a “Matriz de Características”, onde irá mapear todos os processos desenvolvidos pela assessoria, os clientes, as necessidades e expectativas, os objetivos a serem alcançados e os produtos resultantes de cada processo. “Terminada esta etapa, partiremos para a elaboração do novo manual de procedimentos da assessoria e a reengenharia das atividades”, afirmou a chefe do Serviço de Comunicação, Edvânia Kátia.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - O novo mapa do planejamento estratégico da Justiça do Trabalho no Maranhão é uma ferramenta de gerenciamento da instituição, alinhada a uma política nacional de gestão do Poder Judiciário, que possibilitará melhor aproveitamento dos recursos humanos, físicos e orçamentários, de forma que sejam alcançadas a missão institucional de realizar justiça no âmbito trabalhista e a visão de futuro que é a de consolidar a instituição como instrumento efetivo de Justiça, paz social e cidadania. O novo mapa baseia-se em seis temas estratégicos que são eficiência operacional, acesso à Justiça e efetividade, responsabilidade social e ambiental, alinhamento e integração, política institucional, gestão de pessoas, infra-estrutura e tecnologia, e, orçamento.
O Serviço de Comunicação será um dos responsáveis pela política institucional da Justiça do Trabalho, ficando sob sua atribuição o desenvolvimento de projetos que fortaleçam a imagem institucional do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão e aprimorem a comunicação com os públicos interno e externo. Dentro do novo mapa do planejamento estratégico ficou definida como meta estratégica que o Serviço de Comunicação deverá manter o percentual de 95% de aproveitamento, pela mídia, das matérias produzidas pelo setor. Comparando os anos de 2007 e 2008, o Serviço de Comunicação ampliou em 24% a produção de notícias no site. Em 2007, foram produzidas 416 notícias, sendo que deste total 414 foram encaminhadas para a mídia, com percentual de aproveitamento de 88,16% (365 notícias publicadas). Em 2008, foram produzidas 516 notícias, das quais 438 foram enviadas para os jornais locais, com percentual de aproveitamento de 96,57% (423 notícias).
NOVOS PROJETOS – O Serviço de Comunicação também está realizando pelo quinto ano consecutivo o planejamento de suas atividades. Dentro dos projetos elencados no planejamento estratégico do TRT, o setor optou por colocar em funcionamento no ano de 2010 a Agência de Notícias Judiciais. Também será mantido o concurso de reportagem da Justiça do Trabalho, a agência de notícias institucionais (Informativo Ascom), e as publicações Informativo Expresso, Parágrafo Único e TRT on LINE, que devem ser reformuladas.