TRT-MA: iniciada vacinação contra gripe no estacionamento de servidores do prédio-sede do Tribunal

segunda-feira, 12 de Julho de 2021 - 11:10
Redator (a)
Suely Cavalcante
Diretor-geral do TRT, Manoel Pedro Castro, sendo imunizado contra gripe
Terceirizada Glênia exibe a carteira de vacina atualizada

Vacinação vai ser encerrada às 16h30

O Setor de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (Maranhão) já iniciou a campanha de vacinação contra gripe Influenza (H1N1) no estacionamento de servidores do prédio-sede do TRT. A aplicação das vacinas vai ser encerrada às 16h30, com uma parada para almoço entre meio-dia e 13 horas. As doses da vacina foram cedidas pela Secretaria Municipal de Saúde e estão sendo aplicadas por agentes da Coordenação de Imunização do Município de São Luís.  
Podem se vacinar magistrados, magistradas e respectivos dependentes, servidores, servidoras e seus dependentes, estagiários, estagiárias, terceirizados e terceirizadas das unidades da Justiça do Trabalho.
Crianças devem ser levadas a postos de saúde para vacinar 
Porém, segundo a chefe do Setor de Saúde, Marilda Amorim, não será possível vacinar crianças porque a equipe da Secretaria de Saúde não disponibilizou agulhas para vacinar o público infantil. A equipe recomendou que pais ou responsáveis levem as crianças a postos de saúde para a devida imunização. 
A atividade faz parte do Programa “Vacinação em Dia”, que integra o conjunto de ações preventivas realizadas pelo Setor de Saúde do TRT-MA, com o objetivo de atualizar a carteira vacinal do público-alvo da campanha, buscando otimizar a proteção contra doenças imunopreviníveis.
Covid-19 
O Ministério da Saúde recomenda a quem se vacinou contra a covid-19 que espere, pelo menos, 14 dias para se imunizar contra a gripe.
Do mesmo modo, pessoas com suspeita de covid-19 ou sintomas de outras infecções também precisam adiar a vacinação contra o vírus influenza. A vacina só pode ser aplicada quando estiverem completamente recuperados e, no mínimo, após quatro semanas do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico. Conforme o Ministério da Saúde, a precaução é fundamental para minimizar o risco de disseminar o coronavírus, bem como para evitar confusão de sintomas. 
Porém, de acordo com o Setor de Saúde, a vacina contra a covid-19 deve ser priorizada.
Medidas de higiene e prevenção
Os cuidados para evitar a gripe são os mesmos para evitar a transmissão da covid-19, isto é, lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou fazer higienização com álcool 70% em gel; evitar cumprimentar outras pessoas com aperto de mão, abraço ou beijo; evitar compartilhar copos, pratos, talheres e objetos pessoais; evitar tocar a boca, nariz e olhos; e usar máscara facial cobrindo boca e nariz inteiramente.
Manter caderneta de vacina atualizada
O Ministério da Saúde também alerta para a necessidade de os adultos também manterem atualizada a caderneta de vacinas, ressaltando que, a partir dos 20 anos, devem ser tomadas vacinas contra doenças como hepatite B, dupla adulto (difteria e tétano), tríplice viral (sarampo, caxumba, rubéola) e febre amarela. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a vacinação é uma das intervenções de saúde pública com maior impacto na prevenção de doenças infecto contagiosas. 
Mais informações pelo celular (98) 984282946.
Com informações do Setor de Saúde.

178 visualizações