TRT-MA institui Comissão Permanente de Tecnologia da Informação
quinta-feira, 3 de Fevereiro de 2011 - 16:52
Redator (a)
Suely Cavalcante
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, instituiu a Comissão Permanente de Tecnologia da Informação, que tem como uma das atribuições planejar os investimentos em tecnologia da informação do tribunal. A comissão foi instituída por intermédio da Portaria do Gabinete da Presidência (GP) nº 15, de 14.01.2011.
Outra atribuição da comissão é receber e analisar as ponderações, críticas e sugestões dos usuários, visando ao aperfeiçoamento dos sistemas de tecnologia da informação em operação. A comissão também vai definir parâmetros de modernização, implementação e funcionamento de sistemas de tecnologia da informação, observando as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT); além de auxiliar a presidência do tribunal na definição das ações e investimentos em tecnologia da informação, entre outras atribuições.
De acordo com a portaria, a comissão será formada, no mínimo, pelo (a) desembargador(a) presidente do TRT-MA, como membro nato, que a presidirá; por um juiz titular de vara do trabalho, indicado pelo(a) presidente do tribunal, que substituirá o presidente da comissão em suas ausências; pelo (a) secretário(a)-geral da presidência; pelo diretor de informática; por um chefe de setor da diretoria de informática, indicado pela diretoria, de acordo com a pauta prevista; e por um (a) servidor(a) designado (a) pela presidência do tribunal, para secretariar a comissão.
A comissão poderá, ainda, no desenvolvimento de seus trabalhos, ser auxiliada por magistrados e/ou servidores, a critério da presidência do TRT.
A comissão se reunirá mensalmente ou, em caráter excepcional, de modo presencial ou por meio de fórum eletrônico, para análise das matérias inclusas em pauta.
A Portaria GP 15-A, também de 14 de janeiro, designou a juíza Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, titular da Vara do Trabalho de Bacabal, ora auxiliando a presidência do TRT, como membro da Comissão Permanente de Informática, assim como o servidor Paulo Fernando da Silva Santos Júnior, lotado no gabinete da desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, para atuar como secretário.
Os investimentos e ações da tecnologia da informação visam à modernização dos sistemas administrativos e judiciais da Justiça do Trabalho no estado e estão previstos no planejamento estratégico do TRT para o quinquenio 2010-2014, no tema Infraestrutura e Tecnologia, que busca garantir a disponibilidade, o acesso e o funcionamento dos sistemas essenciais de tecnologia da informação, promover a integração e permanente atualização dos sistemas de informação, entre outros objetivos.