TRT-MA institui ranqueamento para reduzir consumo de energia elétrica
Medida busca estimular consumo consciente a fim de evitar desperdício de energia elétrica nos prédios da Justiça do Trabalho no Maranhão
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA) instituiu o sistema de ranqueamento do consumo de energia elétrica entre os edifícios que fazem parte do patrimônio físico do TRT da 16ª Região, o que inclui o prédio-sede do Tribunal, o Foro Astolfo Serra e as sedes das 16 Varas do Trabalho localizadas no interior do Maranhão. As regras foram definidas na Portaria GP nº 836/2016.
De acordo com o expediente, o prédio que alcançar o melhor desempenho de economia de energia terá o reconhecimento institucional do TRT-MA e serão identificados pela cor verde. Já os que registrarem elevado consumo serão classificados na cor vermelha e vão passar por vistorias técnicas. As visitas são de responsabilidade da Coordenadoria de Serviços Gerais, do Setor de Gestão Ambiental ou da Seção de Engenharia.
A nova medida objetiva estimular a racionalização no uso da energia elétrica, limitando o impacto ambiental do TRT-MA, além de contribuir para a diminuição das despesas com a conta mensal de energia. A Portaria GP nº 836/2016 reforça as ações do Plano de Logística Sustentável do TRT-MA e tem ainda como justificativa o ajuste orçamentário provocado pelo corte aproximado de 30% no custeio e de 90% no investimento, definido na LOA 2016 (Lei nº 13.255/2016).
Monitoramento – A classificação de consumo de energia elétrica nos prédios do TRT-MA será feita por comparação entre os índices de consumo de energia obtidos a partir do quociente entre a quantidade mensal medida e registrada pela concessionária em quilowatts hora (kWh) e a área construída de cada unidade. O cálculo dos índices de consumo e a elaboração do ranking serão de responsabilidade do Setor de Gestão Socioambiental.