TRT-MA: Juízes participam de seminário sobre conciliação na Justiça Trabalhista
quarta-feira, 11 de Abril de 2007 - 8:35
Redator (a)
Valquíria Santana
O diretor do Fórum Astolfo Serra, juiz James Magno Araújo Farias, e o juiz titular da Vara do Trabalho de Imperatriz, Érico Renato Serra Cordeiro, participam, em Brasília, do seminário "A Conciliação na Justiça do Trabalho". O evento ocorre nesta quinta e sexta-feria (dias 12 e 13), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região.
O seminário é uma promoção do TRT da 10ª Região em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Escola Judicial do TRT da 10ª Região e Escola da Magistratura do Trabalho da 10ª Região (Ematra X). O evento é dirigido a juízes trabalhistas de todo o país, com limitação de três por Regional. O objetivo é aumentar o nível de qualificação dos magistrados do trabalho para o exercício da atividade de conciliação. Especialistas farão palestras e darão aulas sobre as técnicas utilizadas em conciliações.
Experiência maranhense – A Justiça do Trabalho no Maranhão realizou mais de 93% das audiências marcadas para o mutirão do movimento nacional “Conciliar é Legal”, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o dia 8 de dezembro do ano passado. Nas Varas Trabalhistas da capital e do interior do Estado o mutirão aconteceu durante uma semana, em diferentes dias. Nesse período foram designadas 787 audiências e realizadas, efetivamente, 735, sendo firmados 395 acordos, resultando em R$ R$3.241.325,90 de valores conciliados.
O TRT-MA repetiu, no movimento nacional da conciliação, o sucesso da experiência do Dia D da Conciliação realizado pelo Tribunal, no dia 10 de agosto do ano passado. Nessa data foram feitas 950 audiências de conciliação e firmados 307 acordos.