TRT-MA: Oficina destaca a importância do empoderamento e autoestima da mulher

sexta-feira, 21 de Outubro de 2022 - 14:37
Redator (a)
Ana Karolina Brito
Revisor (a)
Suely Cavalcante
Rosely Vieira enfatizou a importância do empoderamento feminino
Juíza Liliana (antepenúltima à direita) ao lado de Rosely com as demais servidoras, as terceirizadas e estagiárias

Na manhã da última quinta-feira (20), magistradas, servidoras, terceirizadas e estagiárias do Tribunal Regional do Trabalho da 16a Região (MA) participaram da oficina “Empoderamento e autoestima”, ministrada pela consultora organizacional e de imagem e coach, Rosely Belo Ribeiro Vieira. O momento foi organizado pela Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário do TRT-MA. 
A juíza titular da Vara do Trabalho de Barreirinhas e coordenadora substituta da Comissão, Liliana Maria Ferreira Soares Bouéres, abriu o evento apresentando a preletora da oficina e destacando a importância do tema. Segundo a magistrada, o momento proporciona reflexões de grande relevância para o ambiente de trabalho. 
Ao iniciar a oficina Rosely falou sobre porque é tão necessário tratar do empoderamento, levando em consideração o histórico da luta feminina ao longo dos anos, destacando o enfrentamento ao machismo e questionando papel da mulher no passado. Ela ainda chama atenção para a importância de entender o que é o “lugar de fala” e como a mulher deve se apropriar dele para legitimar seus discursos. 
Dando prosseguimento a temática, ela apresentou as ações e objetivos em prol da igualdade de gênero contidos na Agenda 2030 da ONU, que estabelece um plano global de metas para um mundo melhor, visando o desenvolvimento sustentável para todos os povos e nações, com a perspectiva de serem alcançadas no ano de 2030. Ela destacou ainda a iniciativa da ONU Mulheres através da campanha “Planeta 50-50″, que luta para que homens e mulheres tenham oportunidades e direitos iguais. 
Rosely também falou sobre a contribuição das organizações para o alcance da valorização feminina, ressaltando o papel de instituições públicas nesse processo. Segundo ela, “cuidar de mulheres é cuidar de gerar valor.”
Durante o momento, a consultora e coach também buscou motivar as mulheres presentes ao protagonismo feminino, por meio do empreendedorismo, da ocupação de espaços políticos e da luta contra toda discriminação na esfera pública e privada. Ela ainda buscou questionar as participantes com a pergunta: “Quem é que vai escrever as nossas histórias?”, que logo em seguida ela mesma respondeu: “Nós mesmas! Esse é um desafio nosso. Nós é que vamos escrever as nossas histórias”.
Além dos temas diretamente relacionados ao empoderamento feminino, Rosely ainda tratou de conceitos relativos a autoimagem, como o amor-próprio, a autonomia, autoestima, autoanálise, autoaceitação, autoconfiança e beleza, buscando provocar uma reflexão em cada mulher sobre a figura de si mesma. 
A oficina encerrou com os agradecimentos da juíza Liliana Bouéres à palestrante e ao público feminino presente no evento. 
Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina
A Comissão de Incentivo à Participação Institucional Feminina foi instituída no TRT-MA por meio da Portaria do GP n° 283/2020. A Comissão é responsável por é responsável por propor diretrizes e mecanismos de incentivo à participação de mulheres nos cargos de gestão e projetos institucionais, além da competência de elaborar e encaminhar à Presidência do tribunal proposta de política de equidade de gênero para implementação no âmbito do órgão trabalhista. A desembargadora e diretora da Escola Judicial, Márcia Andrea Farias da Silva, é a coordenadora da comissão.

221 visualizações