TRT-MA participa da II Feira do Estágio e Emprego do Maranhão
O Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA) estará participando, a partir desta terça-feira (19), da II Feira do Estágio e Emprego do Maranhão, coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O evento será realizado de 19 a 21 de agosto, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e contará com a presença do presidente do TRT, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior.
No ano passado a Feira do Trabalho e Emprego contabilizou 35 estandes, 24.651 visitantes, 2.600 visitas aos stands, 9098 inscritos na palestras e 76 palestras, das quais uma foi ministrada pelo Juiz do Trabalho Paulo Mont´Alverne Frota, gestor do projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas. Para este ano, já estão inscritas cerca de 4 mil pessoas.
Neste ano, o juiz Paulo Mont´Alverne Frota volta a falar sobre a Lei do Estágio e Emprego, no dia 19 de agosto. O coordenador geral da Escola Judicial do TRT, Bruno de Carvalho Montejunas, fará a palestra Direitos Trabalhistas e a CLT, relacionando os direitos fundamentais previstos na Constituição Federal e as garantias da Consolidação das Leis do Trabalho. A servidora Rosely Belo Ribeiro Vieira também vai abordar o tema Trabalho Seguro e Ergonomia, alinhado ao Programa Trabalho Seguro desenvolvido pela Justiça do Trabalho do Maranhão alinhado e vinculado ao programa nacional desenvolvido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Além das palestras, o TRT vai disponibilizar um estande com informações sobre os principais direitos trabalhistas e vídeos educativos sobre as relações de trabalho. A atividade foi enquadrada no Projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas e está sendo coordenada pelo Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão.
Segundo o gestor do projeto Justiça do Trabalho de Portas Abertas, juiz Paulo Mont´Alverne Frota, a participação da Justiça do Trabalho nesse tipo de atividade contribui para formar uma consciência cidadã. “Esses jovens serão em breve futuros profissionais do mercado de trabalho. Por isso, é muito importante que eles possam entender as relações de trabalho, os direitos e deveres trabalhistas. Assim, teremos patrões e empregados cada vez mais conscientes do seu papel na sociedade”, afirmou.
A chefe do Cemoc, Edvânia Kátia, destacou a importância das parcerias para o fortalecimento da imagem institucional da Justiça do Trabalho. Segundo ela, a participação do TRT em eventos desse porte contribui para a aproximação do Poder Judiciário Trabalhista com a sociedade.
Com informações do Cemoc.