TRT-MA participa do I Fórum de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho
terça-feira, 29 de Setembro de 2009 - 11:15
Redator (a)
Wanda Cunha
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, irá participar do I Fórum de Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho. O evento está sendo promovido pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região e o apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O fórum irá ocorrer na sede do TST em Brasília, de 14 a 16 de outubro. Os servidores Luiz Pires e José de Ribamar Santos Batista, da Comissão Ambiental do TRT-MA, também participarão do Encontro.
A desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva observa que o fórum, além de promover a capacitação, propicia a troca de informações e o fortalecimento dos programas de gestão socioambiental. “O objetivo é elaborar a política socioambiental da Justiça do Trabalho, respeitadas as características locais de cada órgão”, enfatizou a presidente, lembrando que o TRT Ambiental da 16ª Região deixará elevada contribuição durante o encontro, considerando as ações que vem desenvolvendo em prol do meio ambiente.
Durante os três dias, haverá discussões com mesas redondas e apresentação de casos para que se fomentem ações rotineiras que favoreçam a preservação do meio ambiente nos órgãos, a fim de diminuir os impactos causados por suas atividades, com a gestão dos resíduos. A estratégica é conscientizar os servidores sobre a questão ambiental e uso adequado dos bens públicos e fortalecer os Programas de Gestão Socioambiental, em atendimento à recomendação nº 11/2007 e à Resolução nº 70/2009, do Conselho Nacional de Justiça.
O servidor Luiz Pires, presidente da Comissão Ambiental, vai representar o TRT do Maranhão, com a apresentação do case “Gestão de Resíduos”, durante a programação do fórum referente à apresentação de Casos, reservada para o dia 16, pela manhã. “Nós vamos compartilhar com os outros tribunais a nossa experiência na área de gestão de resíduos e trazer informações para o aprimoramento do nosso trabalho”, disse Luiz Pires. Na oportunidade, o TRT Ambiental da 16ª Região fará a exposição “Arte e design a serviço do ambientalismo”, de que fazem parte a bicicleta geradeira e a versão do carro dos Flinstones.
De âmbito nacional, o fórum é destinado a membros da magistratura, do Ministério Público do Trabalho, servidores da Justiça do Trabalho de todo o País, servidores públicos, estudantes universitários, militantes ambientalistas e o público em geral. As inscrições são gratuitas. Os debates oportunizam a ampliação da consciência coletiva acerca das questões socioambientais enfrentadas em todo o mundo, de forma a contribuir com alternativas que venham a diminuir os danos causados ao planeta.
Mais economia, transparência e eficiência da nova gestão - Entre as diversas iniciativas do TRT Ambiental estão as coletas de óleo de fritura que é descartado pelo restaurante localizado no Tribunal; de óleo queimado retirado da frota de veículos oficiais do TRT; e de baterias de carros, tudo com possibilidade de reciclagem. Estão sendo recolhidas, ainda, pilhas e baterias de celular. Além de promover a coleta seletiva de papel em parceria com o TRE, o TRT-MA também prima pela economia de papel, água, energia elétrica, procurando otimizar os serviços e buscar a melhoria da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
A Comissão Ambiental do TRT-MA já fez a exposição de resíduos sólidos (pneus velhos, copos plásticos, cartucho de toner etc) produzidos na Instituição e que, se descartados de forma correta, evitarão impacto no meio ambiente. Também, fez exposição de latinhas de aço e de garrafas pet recicláveis. Por meio de termo de compromisso, o TRT-MA está doando resíduos descartados pra a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (ASCAMAR), que vende os produtos para empresas de reciclagem.
Estão sendo repassados para a ASCAMAR materiais como ferro, alumínio, cobre, plástico, bateria de automóvel, forros de PVC e carpetes. Também a Comissão está destinando materiais à Igreja São José Operário, ao Instituto da Paisagem Urbana de São Luís do Parque do Bom Menino (que fazem oficinas de artesanato), ao Centro de Reciclagem da Secretaria de Obras e Serviços Públicos e livros à Biblioteca do Bairro de Fátima.