TRT-MA participa do II Encontro Nacional da Memória da JT
segunda-feira, 1 de Outubro de 2007 - 15:00
Redator (a)
Wanda Cunha
O Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão (TRT-MA) participa, hoje e amanhã, 1º e 2, do II Encontro Nacional da Memória da Justiça do Trabalho, em Campinas (SP), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (TRT-SP), representado pelo servidor Paulo Roberto Rios, lotado no Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho da 16ª Região (Cemoc).
No evento, Paulo Rios vai apresentar dois projetos “Memórias e História Oral da Justiça do Trabalho no Maranhão: histórias de vida de servidores e juízes no cotidiano laboral”, de sua autoria, e “Gestão de Documentos no Arquivo Permanente do TRT da 16ª Região”, de autoria de Raimunda Nonata Araújo, também servidora do TRT-MA, lotada no Setor de Arquivo do Serviço de Informação e Documentação.
No projeto da bibliotecária Raimunda Nonata Araújo, é feita a proposta da análise do Programa de Gestão de Documentos do Arquivo Geral (Permanente) do TRT e Varas do Trabalho do Maranhão, tempo em que são apresentadas as ações desenvolvidas em relação aos procedimentos de análise, avaliação, preservação e recuperação dos autos judiciais, administrativos e outros documentos.
A servidora também propõe a adoção de algumas ações continuadas e sistemáticas que propiciem a garantia do cumprimento dos atos normativos aprovados para viabilizar a avaliação documental no âmbito do TRT. Nonata também fez um relato sobre a importância do valor secundário dos processos que garantem a pesquisa histórica e viabilizam aos pesquisadores uma visão geral ou parcial da sociedade.
No projeto de Paulo Rios, historiador e doutor em Políticas Públicas, é feita uma análise dos desdobramentos da instalação da Justiça do Trabalho em 1º de maio de 1941 para milhares de trabalhadores e sindicatos no país. O servidor destaca também a abertura de várias possibilidades históricas quanto à solução das lides entre trabalhadores e patrões, no âmbito do aparelho do Estado.
O presidente do TRT-MA, desembargador Gerson de Oliveira Costa Filho, disse que o Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho da 16ª Região (Cemoc) demonstra sua potencialidade ao ter dois trabalhos contemplados em evento de âmbito nacional, apesar de ter sido implantando recentemente. “O Centro de Memória é uma das prioridades de nossa gestão, e daremos todo apoio a iniciativas nesse sentido. Por outro lado, a Justiça do Trabalho está satisfeita e orgulhosa com o desempenho dos seus servidores”, disse o magistrado.