TRT-MA poderá nomear 28 aprovados em concurso para Juiz do Trabalho
O presidente do Tribunal Regional do Trabalho no Maranhão, desembargador Luiz Cosmo da Silva Júnior, disse, neste domingo (30), que os candidatos aprovados no VIII Concurso para Juiz do Trabalho do TRT-MA poderão ser nomeados para 28 cargos de juízes. Desse total, quatro vagas já estão garantidas e existe a possibilidade de criação de mais 24 cargos de Juiz do Trabalho Substituto para o Maranhão. O desembargador disse estar confiante na aprovação da proposta de criação de novas Varas do Trabalho, o que vai ampliar o número de cargos de magistrados e de servidores. O anteprojeto tramita no Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em Brasília.
“Temos a expectativa de aprovar um bom número de candidatos neste concurso”, afirmou o presidente ao dar a boa notícia sobre a ampliação de cargos de juízes trabalhistas aos que participaram neste domingo (30) da primeira etapa do VIII Concurso de Juiz do Trabalho do TRT-MA. O desembargador, que acompanhou de perto a realização da etapa inicial do concurso público, visitou algumas salas de prova, na Universidade Ceuma-Cohama. Desejando boa sorte aos candidatos, o presidente do TRT-MA ressaltou as qualidades da Justiça do Trabalho e do Maranhão como um estado acolhedor. “Sou de Pernambuco e me tornei maranhense pela boa acolhida que tive tanto no Tribunal quanto dos maranhenses”, afirmou. “Vocês vão gostar de trabalhar no TRT e morar no Maranhão”, disse, ainda, ao incentivar os candidatos. Luiz Cosmo foi candidato no primeiro concurso do TRT-MA realizado em 1990, sendo nomeado no dia três de dezembro daquele ano.
O desembargador Luiz Cosmo esteve no Ceuma-Cohama acompanhado dos demais integrantes da Comissão Organizadora do concurso: o vice-presidente do TRT-MA e corregedor, desembargador James Magno Araújo Farias e o representante da OAB-MA (Ordem dos Advogados do Maranhão), Carlos Augusto Macedo Couto. O Juiz Auxiliar da Presidência, Carlos Gustavo Brito Castro, também acompanhou os trabalhos.
RESULTADO – O gabarito da prova objetiva será publicado no Diário Oficial da União, na próxima terça-feira (1/9) e o resultado com a relação dos classificados será também divulgado na imprensa oficial dia 21 de setembro. Estão inscritos na primeira etapa do concurso 1.723 candidatos, mas houve ausências no primeiro dia de prova, de acordo com a Comissão Organizadora.
A prova foi iniciada às 14h e encerrada às 19h. Os candidatos em condição especial tiveram uma hora a mais que os demais. Foram ocupadas 39 salas, uma média de 49 candidatos por sala. Os classificados na prova objetiva vão participar da segunda etapa, prova escrita discursiva, no próximo dia 18 de outubro. Haverá ainda prova de sentença, prova oral e avaliação de títulos.
A Comissão Examinadora da primeira etapa é formada pelo Juiz Auxiliar da Vice-Presidência, Bruno de Carvalho Motejunas, pelo juiz federal Newton Pereira de Ramos Neto e pela advogada Ana Teresa Farias de Sousa, representante da OAB-MA.